Projeto “Papo Legal” promove atividade para alunos da E.M. Antônio Lopes da Fontoura

0
158

A turma de aceleração da aprendizagem da EM Antônio Lopes da Fontoura (Itapeba) participou, nesta quarta-feira (20/07), de mais uma atividade do projeto “Papo Legal”, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca. Este foi o quarto encontro do projeto em parceria com as secretarias municipais adjuntas de Assistência Social e Educação, com o objetivo de levar diversos temas que fazem parte da vida dos jovens, atualmente, em forma de algumas ações como filmes, jogos lúdicos e rodas de conversas.

Os alunos participaram de um torneio de futebol e queimado com regras a serem respeitadas para ganharem pontuações, com direito à torcida organizada (dos times rosa e roxo), que também pontuavam por mais animação. Entre as regras estipuladas pela organização tinham: não falar palavrão, não ser violento (não brigar) e tocar no mínimo três vezes para os companheiros do time. O time com maior pontuação ganhou medalha de ouro e o segundo, de prata.

Após os jogos, todos sentaram no chão em uma grande roda para debater sobre o que os estudantes aprenderam com esta atividade. Para K., de 12 anos, o futebol foi um pouco diferente do que ele está acostumado a jogar. “Esse futebol nos ensinou a dividir os momentos das jogadas e assim aprendemos a jogar em equipe e com mais respeito uns com os outros. Estou muito feliz de estar fazendo parte deste projeto”, disse. Já para J., de 14 anos, foi o primeiro encontro ao qual compareceu. “Eu não pude comparecer nas outras atividades, pois estava de licença médica, mas minhas amigas me contaram e estava com muita vontade de participar também”, contou.