Imagem da trilha do circuito no Espraiado
Trilha do circuito no Espraiado

O Circuito Ecológico de Maricá acontece neste fim de semana no Espraiado. No sábado (27/08), o passeio, considerado de média intensidade com cinco horas de duração, inclui paradas em cachoeiras, piscinas naturais e ida até o mirante da Serra do Espraiado com visão do Vale de São Francisco. Já no domingo (28/08), os visitantes farão a travessia Espraiado/Tomascar, atividade pesada com seis horas de duração e subidas íngremes. O roteiro inclui caminhada pelo Vale de São Francisco, no Espraiado, até o Vilarejo de Tomascar, em Rio Bonito, onde existe uma fazenda desativada com moinho de farinha de roda d’água construída pelos escravos. No trajeto, estão previstas paradas em riachos, cachoeiras e piscinas naturais.

As inscrições são gratuitas e estão abertas na Secretaria Adjunta de Turismo (Praça Conselheiro Macedo Soares, Centro) até sexta-feira (26/08) das 8h às 17h. Os interessados preenchem um formulário com documento de identificação, endereço e um termo de responsabilidade de que estão aptos a praticar a atividade física – o circuito não é recomendado para cardíacos. Mais informações pelo telefone 3731-5094.

O ponto de encontro será em frente ao Sítio do Riacho, no Espraiado, às 7h30 no sábado, e às 7h no domingo. Uma opção para quem não for de carro é pegar um ônibus direto para o bairro, às 6h20, na Rodoviária do Povo de Maricá, no Centro. A orientação da secretaria é que os participantes usem roupas leves e trajes de banho, calçado apropriado e chapéu, além de levar água (2 litros, no mínimo), lanche, protetor solar, repelente e máquina fotográfica.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here