Imagem do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência em Maricá
ato marcou Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência em Maricá

Membros de diversas entidades que desenvolvem trabalho com pessoas com deficiência de Maricá foram às ruas levar informação, trocar experiências e realizar uma caminhada pela inclusão como parte da programação do Dia Nacional de Lutas da Pessoa com Deficiência organizado, em Maricá, pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comdef) com apoio das Secretarias Adjuntas de Educação, Direitos Humanos e Assistência Social. Poucos dias após o fim da Paraolimpíada Rio 2016, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é comemorado nesta quarta-feira (21/09).

De acordo com pesquisa do IBGE, no Brasil 25% da população é portadora de algum tipo de deficiência. “Esse número representa milhões de pessoas que clamam por mais inclusão, acessibilidade e planejamento urbano voltado para pessoas com deficiência. Em Maricá, somos 40 mil e queremos ser ouvidos”, disse Ayrton Becalle, membro do Comdef e um dos organizadores do ato.

Alunos de projetos especiais para pessoas com deficiência ligados à Prefeitura também relataram suas experiências. “Eu estou muito feliz. Os professores são muito bons. A gente dança, canta, faz muita coisa”, revela Fernanda, aluna do Núcleo de Atividades Interativas e Recreativas de Maricá (NAIR). Os projetos incluem assistência psicossocial, terapias, atividades físicas e esportivas e formas de inserção na sociedade.

O Dia Nacional foi instituído por iniciativa de movimentos sociais, em 1982, e oficializado pela Lei Nº 11.133, de 14 de julho de 2005. A data foi escolhida para coincidir com o Dia da Árvore, representando o nascimento das reivindicações de cidadania e participação em igualdade de condições.

Participaram do Dia Nacional de Lutas da Pessoa com Deficiência em Maricá as seguintes entidades: AMAPED – Associação Maricaense de Pessoas com Deficiência, SAREM – Serviço de Atendimento e Reabilitação Especial de Maricá, Grupo de Escoteiros de Maricá, NAIR – Núcleo de Atividades Interativas e Recreativas de Maricá e Associação Pestalozzzi de Maricá, além das Secretarias Adjuntas de Educação, Assistência Social e Direitos Humanos e o Comdef – Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência de Maricá.

Imagem do ato pelo Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Maricá
Ato pelo Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Maricá

 

Este conteúdo é protegido.

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here