Público aproveitou os shows na praia no pré-carnaval realizado em Itaipuaçu - Foto: Araújo José

A Prefeitura realizou no último domingo (19/02), o segundo evento teste do Carnaval para ajustes do esquema de trânsito, segurança e deslocamento dos foliões. Desta vez, o teste foi feito em Itaipuaçu. Grades e um efetivo com 45 guardas bloqueavam o perímetro da área onde um dos três palcos principais estará acontecendo, no acesso da Rua Professor Cardoso de Menezes (antiga Rua 1) à Avenida da Praia. “A princípio houve uma resistência de algumas pessoas, mas isso é normal. Muitas já estão elogiando. Esse foi na verdade um impacto inicial, mas aos poucos elas vão se acostumando. Tem que ser assim mesmo, um trabalho educativo”, explicou a subcomandante da Guarda Municipal, Elaine Mattos. Equipes da Secretaria de Segurança e Trânsito iniciaram a operação quatro horas antes dos shows programados.

Moradora do Jardim Atlântico, a advogada Mary Luiza Marques (45 anos) ficou satisfeita com o que viu. “Frequento muito este trecho, desde que vim morar em Maricá há 30 anos, mas porque gosto desse local, mas venho normalmente sozinha”, descreveu. “Aqui costuma ficar cheio de carros de funk. Então, eu quero mais eventos como esse, com bastante música popular brasileira, samba, que dão para trazer a família. Hoje eu vim com meu filho, minha nora e minha neta”, contou.

O Sonyck DJ animou os banhistas a partir das 11h com muito samba enredo, marchinhas de carnaval e pagode. Mas o som eletrônico também teve axé, sertanejo e funk light entre as apresentações do cantor Laranjeiras, que subiu ao palco acompanhado de Agura’s Band; Bruno Fortes e do Bloco Carnavalesco Gaviões de Itaipuaçu com a bateria Nota 10.

Morador do Centro, Bruno Fortes empolgou os banhistas. Muitos saíram da água e até da areia para ficar mais perto do palco, onde o cantor dividia o microfone com sua esposa, Alessandra Acras. Entre as canções, com diversos gêneros estavam: “Infiel”; “50 reais”; “10%”; “Camarote”; “Rap do Salgueiro”; “Conquista”; “Que sorte a nossa”, “Malandragem”, “Pintura íntima”; “Pescador de ilusões” e “Rodo Cotidiano”.

Com 18 anos de profissão, o cantor está confirmado para tocar no Carnaval nos palcos do condomínio Carlos Alberto Soares de Freitas (Minha Casa Minha Vida de Inoã), Ponta Negra, Santa Paula e Cordeirinho para a felicidade de moradores e turistas, como os paulistas Edilaine Siva (32) e Raul Silva (25), que moram no bairro há um ano e, acompanhados do filho Gabriel (1) e da sogra Magda Leite (47), vibravam com o show. “Nós costumamos vir sempre aqui e nunca está tão bom. Está mais tranquilo para aproveitar o fim de semana. A música é ótima, então está show de bola. Nota 10”, declarou Edilaine, sem parar de dançar. O Bloco Carnavalesco Gaviões de Itaipuaçu fechou o evento com chave de ouro. Rainha do bloco há quatro anos, a estudante de nutrição Shayene Nyasi (20) fez bonito à frente da bateria, mostrando simpatia e samba no pé.