Procissão de Ramos reuniu fiéis nas ruas de São José do Imbassaí no domingo - Foto: Michel Monteiro

Em parceria com a Secretaria de Cultura, através da Coordenação de Assuntos Religiosos, a Igreja Católica de Maricá realizou a tradicional procissão de Ramos, no último do domingo (09/04) em vários bairros da cidade. Em São José do Imbassaí, por causa da Campanha da Fraternidade 2017, que tem como tema o meio ambiente, houve a mudança no trajeto, que teve início na Lagoa das Amendoeiras. Mas normalmente é realizado a partir da praça do bairro.

A celebração foi conduzida pelo padre Pedro Moraes que falou sobre a quaresma e abençoou os fiéis. Em seguida, iniciaram a caminhada da lagoa até a Paróquia de São José. À frente da procissão: sacerdotes, diáconos e coroinhas levaram a cruz, simbolizando Jesus Cristo, e a estola como símbolo sacerdotal. “Com a celebração de Ramos, iniciamos à grande Semana. Procuremos viver intensamente estes dias, participando das celebrações e meditando o mistério da paixão, morte e ressurreição de Cristo”, afirmou padre Pedro.

Aos 32 anos, Leonardo Moreira falou sobre a importância de participar da procissão. “É essencial para a gente firmar nossa fé, caminhar e dar exemplo para as crianças. Vir com a família é tudo”, disse.

Para o coordenador de Assuntos Religiosos, David Rezeno, esse evento popular é de extrema importância para Maricá. “A procissão do Domingo de Ramos traz de volta a historicidade municipal englobando a condição do resgate real e religioso para o nosso município. Nós temos a certeza e a convicção que cada vez mais que a religiosidade tem o seu papel fundamental sobre as ruas da cidade porque implementamos uma política social e pacificadora onde temos a certeza que a nossa cidade está nas mãos de Deus e que o poder religioso e o poder público fazem uma grande diferença em unidade sobre aqueles que precisam e aqueles que anunciam as boas novas”, ponderou.