Objetivo foi preparar professores, gestores e orientadores para o estudo de narrativas populares orais - Foto: Divulgação

A Secretaria de Educação realizou nesta segunda-feira (29/08), no CAIC Elomir Silva, em São José do Imbassaí, o workshop “Quem conta um conto: Analisando Fadas e Folclore” para funcionários da rede municipal. A formação pedagógica teve objetivo de preparar professores, gestores e orientadores para o estudo de narrativas populares orais na escola, sobretudo os contos de fadas, ampliando os conhecimentos dos profissionais envolvidos com o processo de formação do aluno enquanto leitor.

As palestrantes Danielle Santos e Paula Alves fizeram abordagens que acompanham o percurso histórico e cultural de surgimento e propagação destas narrativas, investigando semelhanças e distanciamentos em diferentes versões do conto Cinderela, A Gata Borralheira, em comparação com histórias irmãs, como “Pele de Asno”, “Bicho Peludo” e “A Triste História de Eredegalda”. “Como educadores, não devemos decidir pela criança quais versões de contos de fadas ela deve conhecer e quais não deve. Nossa função não é censurar conteúdo, mas orientar o aluno em novas descobertas, apresentando diferentes versões e contextualizando-as”, destacou Paula Alves.

Essa formação pedagógica faz parte de uma série de formações que a Secretaria de Educação vem realizando ao longo do ano. “Estamos procurando capacitar nossos profissionais, através de variadas formações para que eles vejam nossos alunos como um todo. O evento de hoje foi a prova que quando colocamos um evento para a educação infantil e para o primeiro e segundo segmento, o resultado é esse. Plateia cheia e complementada de experiência”, finalizou Victor Hugo Baptista, coordenador de Gestão da Educação Básica. No próximo dia 15/09, a equipe levará esse workshop para os alunos de Formação de Professores do Colégio Estadual Elisiário Matta.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here