Imagem da 18ª edição da lavagem da escadaria da igreja matriz
A tradicional lavagem em Maricá é considerada a terceira maior do Brasil - Foto: Clarildo Menezes

No próximo sábado (13/01), a partir das 16h, será realizada a 19ª edição da tradicional lavagem da escadaria da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo, no Centro. Sob o tema “Juntos no Embate a Todo Tipo de Intolerância”, o evento, que desde 2014 recebe apoio da Prefeitura, é organizado pela Secretaria Geral e de Governo através da Coordenação de Assuntos Religiosos. “O ritual é um grande pedido de paz ao mundo”, explicou o coordenador do evento, o babalorixá Jonas Liminha que estima uma participação de aproximadamente 200 pessoas.

A concentração será na Praça Orlando de Barros Pimentel, Centro, de onde devotos e convidados seguirão até a Igreja Matriz. Entre os convidados estão o Conselho Estadual e Nacional de Cultura; a Associação de Capoeira Filhos do Kikongo que comporta “Os Guardiões da Lavagem”; além de outras associações Capoeiristas do Brasil e também dirigentes da Diáspora religiosa dos povos tradicionais africanos e afro-brasileira.

Ainda segundo Liminha, os Guardiões da Lavagem são mestres de capoeira de vários grupos que vem ladeando o cortejo e tocando seus berimbaus numa reverência ao som de liberdade dos capoeiristas.

A lavagem em Maricá é considerada a terceira maior no Brasil, ficando somente atrás da famosa lavagem da Igreja do Bonfim, em Salvador (BA), que ocorre há 123 anos, e da Igreja São Cristóvão, na Zona Norte do Rio, realizada há 23 anos.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here