No Dia da Árvore serão plantadas 15 mudas entre Ipê amarelo, Pau D'alho e Aroeira - Foto: Divulgação

Em comemoração pelo “Dia Mundial da Água”, a Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Cidade Sustentável, vai realizar na próxima quinta-feira (22/03) um importante mutirão, em trecho do Rio Ubatiba, para o plantio de 33 mil mudas de espécies da Mata Atlântica, no maior reflorestamento já realizado no município. A iniciativa, com início às 8h da manhã, contará com o apoio da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae).

De acordo com a secretaria de Cidade Sustentável, a área escolhida, localizada na Fazenda Toulon (Estrada do Silvado), é uma várzea que servirá como reservatório natural, com capacidade de estocagem de aproximadamente 36 milhões de litros de água. O volume vai influenciar diretamente o lençol freático da área acima e com isso haverá uma interferência positiva em toda a bacia do Rio Ubatiba. O processo, segundo a secretaria, contribuirá para a redução dos efeitos de estiagem especialmente na região do Centro.

“Esse mutirão de reflorestamento visa a recuperação das nascentes, que são responsáveis por abastecer riachos, córregos e cursos d’água”, afirmou o secretário de Cidade Sustentável, Hélter Ferreira. “Diante a importância da água para nossa sobrevivência, é extremamente necessário medidas de preservação e conscientização ambiental, no intuito de manter esse recurso essencial disponível para a população”, frisou o secretário.

Participarão do mutirão de reflorestamento, voluntários, funcionários de órgãos convidados, equipes da Secretaria de Cidade Sustentável, além de autoridades municipais. É importante que todos usem roupas leves, calçado apropriado, chapéu, protetor solar e repelente. Durante todo o evento, agentes ambientais estarão no local do reflorestamento orientado os participantes.

Origem do “Dia Mundial da Água”

O Dia Mundial da Água, criado em 1992 pela Organização das Nações Unidas, tem por objetivo discutir temas relacionados ao uso e preservação dos recursos hídricos. Tendo em vista a importância da água e a possibilidade de ocorrer sua escassez, o reflorestamento e conservação de nascentes tem se tornado uma das maiores preocupações dos órgãos públicos. As nascentes são responsáveis por abastecer riachos, córregos e cursos d’água que abastecerão os rios. Dessa forma, se estas nascentes não forem protegidas, provavelmente a vazão de água disponível será prejudicada, afetando sua qualidade e o meio à sua volta. Para recuperar e preservar as nascentes é preciso incentivar e praticar o reflorestamento de nascentes e sua conservação.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here