Equipe da secretaria irá conversar com alunos sobre o desmatamento e conservação das florestas - Foto: Clarildo Menezes

Na próxima quarta-feira (21/03), em comemoração ao “Dia Mundial das Florestas”, a Secretaria de Cidade Sustentável, através do seu núcleo de Educação Ambiental, vai promover uma atividade especial voltada aos alunos da Escola Municipal Espraiado, no bairro de mesmo nome. A iniciativa, agendada para às 9h da manhã, contará com a apresentação de um filme, de cunho ambiental, seguido de um debate com os estudantes sobre o desmatamento e a importância da conservação das florestas.

Segundo o secretário de Cidade Sustentável, Hélter Ferreira, essa é mais uma atividade que faz parte de um trabalho continuo de conscientização ambiental desenvolvido pela pasta no município. “Nós desenvolvemos um trabalho de conscientização em relação as florestas de maneira continua, seja através das nossas ações semanais do Maricá+Verde, seja no trabalho das nossas Unidades de Conservação”, explicou o secretário.

Ainda de acordo com Hélter, o programa “De Olho no Verde” – da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) -, responsável por monitorar a cobertura florestal, Maricá figura, atualmente, entre os municípios com menor índice de desmatamento de todo o estado do Rio de Janeiro, o que comprova a importância e a eficiência das ações realizadas pela Prefeitura.

Origem do “Dia Mundial das Florestas”

O Dia Mundial das Florestas foi criado em 2012 pela Organização das Nações Unidas com o objetivo de reforçar a importância dos ecossistemas florestais, bem como a importância de todos os biomas para o desenvolvimento sustentável. A data serve para conscientizar as pessoas sobre a importância que os biomas florestais possuem para a preservação da vida em todo o planeta.

Estudos indicam que as árvores ocupam cerca de 30% da superfície da Terra, sendo responsáveis pela fotossíntese – processo de produção de oxigênio a partir da absorção de dióxido de carbono (CO2). No Brasil, o Dia da Árvore e Florestas tem um significado ainda mais importante, já que o país acolhe a maior floresta do planeta, na região amazônica.