Imagem da roda de conversa
Roda de conversa discutiu o empoderamento feminino

Representada pelas secretarias de Políticas Inclusivas e de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher, a Prefeitura de Maricá participou da Roda de Conversa “Empoderamento da Mulher”, promovida pela Associação Pestalozzi de Maricá e pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COMDEF). O evento, realizado no auditório do Ministério Público (Araçatiba), debateu as necessidades das mulheres com deficiência e das mães de pessoas com deficiência.

A presidente da Pestalozzi Maricá, Maria Aparecida de Carvalho, explicou a origem da iniciativa. “Só conseguimos entender a dor e as necessidades do outro quando nos colocamos no lugar dele. Reunimos este grupo para debater políticas públicas que possam facilitar a vida destas mulheres e também para repensar o lugar da mulher que cuida de pessoas com deficiência, de forma que elas possam pensar em dividir responsabilidades e tarefas com os homens, para que assim possam se cuidar e ter algum tempo para si”, disse.

Representante do projeto Tecendo Redes, a assistente social Marisa Chaves falou sobre a importância de encontros como este. “O mês da mulher não deve ser um mês de presentes para alimentar o comércio, deve ser um mês de debates e luta. É essencial estarmos aqui reunidas para verificar os direitos conquistados e os que ainda precisamos conquistar”, destacou Marisa.

Mãe do Samuel, de 15 anos, Rita de Cássia Marques Lima Sardinha elogiou a atividade. “Já fui em várias reuniões que não geraram muito resultado na prática, mas desta vez temos pessoas da sociedade e do governo dispostas a trabalhar, por isso tenho confiança de que coisas boas vão fluir”, afirmou.

A Roda de Conversa também contou com a presença de Monica Baptista, conselheira do COMDEF; Sheila da Silva Pinto, secretária de Políticas Inclusivas; Luciana Piredda, coordenadora de Políticas para as Mulheres; Elaine Teixeira, diretora-presidente do Núcleo de Atividades Interativas e Recreativas (NAIR); e Sara Monteiro, psicóloga da Casa da Mulher.

Roda de conversa sobre empoderamento feminino
Participantes abordaram vários temas

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here