Secretária Rita Rocha explicou os moradores o processo de regularização dos imóveis - Foto: Katito Carvalho

O programa de regularização fundiária da Secretaria de Habitação e Assentamentos Humanos, agora chamado “Endereço Certo”, realizou nesta terça-feira (15/05) a primeira audiência com moradores da Estrada Catumbi, no loteamento Manu Manuela. Cerca de 10 famílias vivem numa área ocupada que, há aproximadamente 20 anos, estava destinada à construção de uma praça. O órgão instalou uma placa em outro ponto da localidade onde informa que toda a área passa pelo processo de regularização e, por isso, é proibida qualquer construção nova no local.

De acordo com a secretária Rita Rocha, os moradores procuraram o órgão durante a quarta edição do programa Governo Itinerante, realizada em março em São José de Imbassaí. Ela acredita que o processo no local será mais rápido que de costume e, com isso, os títulos de posse sejam entregues no segundo semestre deste ano. “Vamos depender somente do trabalho feito pelo cartório ao registrar os imóveis, mas aqui o número de famílias é menor do que trabalhamos em outras áreas. Por isso, acreditamos que será possível concluir num prazo menor que outros”, avalia Rita.

Entre os moradores, o clima geral era de satisfação e também de alívio pela oportunidade de ter a posse definitiva das casas onde criam suas famílias. Arialdo Nogueira da Silva, de 43 anos, foi à reunião levando a esposa e os quatro filhos do casal e afirmou que se trata de um sonho sendo realizado. “É um conforto grande para nós, da uma segurança maior para a gente viver”, disse ele, que mora no local há dois anos e fura poços artesianos na localidade. Vivendo há mais de 15 anos na Estrada Catumbi, a autônoma Sivone Duarte contou que já tinha tentado acertar a situação de sua casa antes. “Mas a burocracia era muito grande, difícil mesmo. Fico feliz que a própria prefeitura tenha vindo nos procurar com esse propósito, que bom!”, comemorou Sivone, que tem 39 anos.