Guilherme Porto e Bruno Lecini - Foto: Divulgação

Servidores da Prefeitura de Maricá conquistaram o primeiro lugar no Programa Lidera Rio – Formação de Líderes Públicos com Foco em Resultados, categoria “Ambiente de Negócios”, desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com objetivo de qualificar gestores públicos para fomentar o desenvolvimento de dos municípios. 

Durante a cerimônia, realizada na última terça-feira (19/06) no Centro Cultural Banco do Brasil, no Centro do Rio, foi entregue o prêmio ao coordenador municipal de Receita Bruno Lecini e ao gerente empresarial Guilherme Porto, responsáveis pela implantação no município do projeto “Empreenda Fácil – Desburocratização para abertura de processos”.

Para o coordenador de receita, a possibilidade de concessão do alvará de funcionamento em até 24h para empresas cujas atividades sejam de baixo e médio risco e a integração e participação ativa de todos os órgãos municipais responsáveis pelo andamento dos processos administrativos foram fundamentais para a conquista do prêmio. “Apresentamos o trabalho que executamos aqui na Casa do Empreendedor, que tem como foco a desburocratização dos serviços oferecidos para facilitar o atendimento e incentivar a legalização de novas empresas no município”, apontou Bruno. 

O coordenador explicou também que os setores municipais estão conectados on line por meio de um sistema que integra e moderniza as etapas necessárias para a legalização de atividades de alto risco, que necessitam, por exemplo, de autorização sanitária e/ou ambiental. “Hoje, as secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Fiscalização de Postura e de Tributos concedem suas respectivas autorizações sem a necessidade de gasto de papel e num prazo de tempo bem mais rápido. Isso sem falar que garante ao empreendedor a possibilidade de obter seu alvará de qualquer lugar, bastando ter acesso à Internet”, declarou. 

“Nossa idéia é tornar o processo mais célere, desburocratizando e melhorando o atendimento do empreendedor e cidadão” , conclui o Secretário de Planejamento Leonardo Alves.

Além de Maricá, também participaram do programa, as cidades de Mesquita, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Petrópolis, São Gonçalo, Três Rios, Itaguaí, Mesquita, Volta Redonda, Barra Mansa, Resende, Itatiaia, Angra dos Reis e Paraty. “Tenho que agradecer muito por ter sido selecionado e ter a oportunidade de trocar experiências com profissionais de outros municípios como, por exemplo, de Niterói”, avalia Guilherme Porto. “Já é motivo de orgulho ter participado desse curso e ainda mais agora de termos sido reconhecidos com esse prêmio, o que valoriza nosso projeto e nos permite sempre proporcionar um trabalho pautado na eficiência e produtividade”, acrescentou o gerente empresarial. Foram 26 semanas de estudo e dedicacão, desde capacitação a oficinas de apromoramentos e implantação das políticas públicas. 

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here