Fórum do Núcleo de Família no Centro - Foto: Divulgação

A equipe da Gerência de Diversidade e Inclusão da Família, da Secretaria de Educação, promoveu, nesta quarta-feira (12/09), o 1º Fórum do Núcleo de Família para as famílias com crianças com deficiência e profissionais da rede. O encontro ocorreu na E.M. Carlos Magno Legentil de Mattos, no Centro. A subsecretária da Assistência Social, Laura Costa, foi convidada para apresentar os serviços oferecidos pela pasta.

Laura explicou a estrutura da secretaria formada com base em dois tipos de proteção social conforme as normas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O primeiro é a Proteção Social Básica, destinada à prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio da oferta de programas, projetos e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social. Orientou sobre os equipamentos como os CRAS, CREAS, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCVF), a Vigilância Socioassistencial, o Acolhimento Social, a Coordenadoria de Políticas para Pessoas com Deficiência, Fisioterapia Domiciliar para pessoas acamadas, as duas Casas de Acolhimento (Zuleika Cardoso e Monteiro Lobato), o Serviço de Atendimento de Reabilitação Especial de Maricá (SAREM), entre outros.

A subsecretária também esclareceu as dúvidas sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que consiste no pagamento de um salário mínimo mensal a pessoas com 65 anos de idade ou mais, e a pessoas com deficiência incapacitante para a vida independente e para o trabalho, que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção e nem de tê-la provida por sua família. A enfermeira do Posto de Saúda da Família do bairro da amizade, Rosilene Pollini, também ministrou uma palestra sobre a importância dos exames periódicos e da higiene pessoal de idosos e crianças.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here