Alunos recolhem lixo na orla de Ponta Negra - Foto: Marcos Fabricio

Em comemoração ao Dia Mundial da Limpeza das Praias, celebrado em setembro, a Secretaria de Cidade Sustentável de Maricá lançou nesta quinta-feira (20/09) o selo EcoAtitude e o Bar do Luiz, localizado na orla da Praia de Ponta Negra, foi o primeiro estabelecimento contemplado. O objetivo da iniciativa é certificar os proprietários e comércios inseridos nas Unidades de Conservação e do entorno da unidade, incentivando-os a serem atuantes pela causa local, e estimulando o ecoturismo. O Bar do Luiz há cinco anos é parceiro do Circuito Ecológico, projeto da secretaria.

O secretário da pasta, Helter Ferreira falou sobre a satisfação de poder entregar o certificado a um estabelecimento comercial tradicional na localidade e que está sempre em parceria com a prefeitura. “O selo EcoAtitude será fornecido a comerciantes e empresas que se destacam no município de Maricá pelo engajamento na questão ambiental. A pessoa se inscreve entrando em contato com a Secretaria da Cidade Sustentável. Após uma avaliação técnica, será emitida uma certificação”, explicou. “Acho isso muito bom para nós que moramos em Ponta Negra. É mais uma coisa boa para o local que está sempre em parceria com a Prefeitura”, afirmou a proprietária do bar, Luciane Tamacho Isaías de Oliveira, de 53 anos.

Mais cedo, alunos das escolas municipais do Espraiado, Reginaldo Domingues dos Santos (Ponta Negra) e Colégio Cenecista (Centro) participaram das ações de recolhimento de lixo na areia e da soltura da tartaruga da espécie Chelonia mydas (tartaruga-verde). O animal, que tinha aproximadamente 45 cm de comprimento, foi resgatado em Jaconé pela equipe de monitoramento de praias (CTA) e ficou em tratamento durante oito meses para a retirada de um tumor.

Com o intuito de avisar a população sobre a predominância da espécie na região, que usa a localidade próxima a costões rochosos, foi fincada uma placa no calçadão da orla contendo informações sobre a presença da tartaruga-verde e de outros animais, com orientações sobre a área de alimentação.

A instalação da placa “Praia limpa, oceano vivo!” é uma parceria entre a Secretaria de Cidade Sustentável e o projeto Aruanã (tartaruga-verde), da Universidade Federal Fluminense (UFF). No local, os visitantes podem interagir com o tema e tirar fotos divertidas com o novo selo EcoAtitude.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here