Serão realizados testes rápidos, além de palestras e distribuição de preservativos - Foto: Clarildo Menezes

Para marcar o mês de conscientização e combate à AIDS, a Secretaria de Saúde vai realizar na próxima sexta-feira (30/11) o 2º Seminário de HIV/AIDS – Sarau pela vida prevenção e cultura da AIDS. O encontro, que acontecerá no Cineteatro Henfil, terá início às 13h e previsão de término às 17h. Durante todo o evento será ofertada a testagem rápida para HIV em um estande montado na área externa.

Entre os temas abordados pelos profissionais da saúde estão “A História da AIDS”, ministrado pelo médico Marcelo Costa Velho; “Entre Versos e Poesias e Fatos Reais a AIDS em nosso meio”, com a médica Sandra Helena Peixoto Berbert; “Aids, Mitos e verdades… vivendo a cada dia”, que terá a médica infectologista Márcia Rachid como palestrante.

Gerente do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) HIV/AIDS e Hepatites Virais, Cláudia Rodrigues, avalia que o seminário visa fortalecer as políticas públicas da saúde e da prevenção ao HIV/AIDS. “É uma doença que não tem cura, porém precisamos dar uma maior importância a nossa própria vida e estabelecer critérios para nos prevenir de uma doença ao qual teremos que cuidar para a vida toda. Só através da educação, da conscientização e dos relatos vividos do dia a dia, do cuidado à infecção poderemos sensibilizar a população do que realmente é o HIV/AIDS”, enfatizou.

Além dos profissionais da saúde, o seminário contará com a participação dos músicos da Secretaria de Cultura, que farão uma apresentação com o tema: “A melodia do HIV/AIDS nos anos 80” e “Música e vida… a Vida na Música”.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here