Treinamento de combate a incêndio para funcionários da Secretaria de Administração- Foto: Elsson Campos

Servidores da Secretaria de Administração de Maricá participaram, na manhã desta quarta-feira (05/12), da última aula do ciclo de instruções sobre combate à incêndios, utilização de extintores, noções de defesa civil e técnicas de primeiros socorros, ministrado pela Defesa Civil do município. De acordo com a coordenadora do Arquivo Municipal e das Agências de Correios Comunitárias, Elizabeth dos Santos, como todas as unidades passaram por reforma e receberam equipamentos novos, a secretaria pensou em um plano de prevenção de incêndios. “Não adianta reformar os espaços públicos dentro das normas de segurança e equipar com extintores de incêndio, se os servidores não sabem utilizar em caso de emergência. Foi a partir desta reflexão que decidimos buscar a Defesa Civil e fazer esta parceria”, explicou Elizabeth.

As Agências de Correios Comunitárias funcionam em seis bairros (Guaratiba, Espraiado, Inoã, São José do Imbassaí, Ponta Negra e Itaipuaçu), e são uma parceria da Prefeitura com os Correios. “Hoje estamos vivendo um momento muito bacana no que diz respeito aos investimentos na infraestrutura e no melhoramento tanto do arquivo, quanto das agências comunitárias, graças à atual gestão”, afirmou a coordenadora, ressaltando que foram muito bem atendidos pelo Major Gilvane Dias, que realizou o treinamento do grupo. “Muitos prédios públicos são destruídos, pessoas morrem ou ficam feridas em consequência de incêndios que poderiam ser evitados ou pelo menos controlados caso houvesse conhecimentos técnico básico disseminado. Desta forma, acho muito importante a preocupação do município em construir uma Maricá mais resiliente e segura”, disse o Major Dias.

Para a arquivista Letícia Frederico, de 33 anos, as instruções que receberam são essenciais para o dia a dia. “Como trabalhamos com o arquivo de materiais como papel e plástico, precisamos ter uma noção de como agir no caso de um incêndio. Já havia feito um curso com esta finalidade, mas ele só contava com a teoria, aqui nós tivemos a oportunidade de ver como as coisas funcionam na prática”, contou Letícia.

Satisfeita com o resultado das aulas, a auxiliar administrativa Cristiane Nascimento, de 31 anos, falou sobre o que aprendeu. “Infelizmente, ninguém está livre de uma tragédia. Estar pronto para encarar adversidades faz toda a diferença, estas instruções são muito importantes para nós. Não conhecia, por exemplo, o funcionamento do DEA (Desfibrilador Externo Automático), que pode salvar a vida de uma pessoa em parada cardíaca”, lembrou. A entrega dos certificados da capacitação acontece amanhã (06/12), a partir das 9h, na sede da Defesa Civil de Maricá.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here