Cursos de qualificação profissional no Condado - Foto: Elsson Campos

Os cursos oferecidos por meio do Programa de Qualificação Profissional da Secretaria de Trabalho, têm atraído ex-alunos para iniciarem novos módulos do programa. No polo do Condado, por exemplo, estão sendo oferecidos os cursos de Eletromecânica de motocicletas, que está em fase de conclusão, e Serralheiro de Alumínio, com previsão para terminar em abril. O polo fica na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), km 27,5, Condado.

Morador de Itaipuaçu há 10 anos, Reginaldo Américo, de 52 anos, contou que o Eletromecânica de motocicletas já é o terceiro curso que conclui pelo Programa de Qualificação Profissional. “Já fiz curso de Drywall e Ladrilheiro e acho que esse curso possibilita um grande leque para trabalhar na área de mecânica que eu gosto”, avaliou. “Creio que todos deveriam aproveitar essa oportunidade para fazer um curso nesse padrão ainda mais sendo gratuito”, completou o aluno, que é militar da Marinha.

Colega de classe do Reginaldo, Vitor Rodrigues, de 33 anos, se interessou em se aperfeiçoar em mecânica, uma vez que já tem experiência no segmento. Em sua opinião, os cursos do Programa de Qualificação Profissional dão oportunidade aos que não têm condições financeiras de arcar com os custos dos módulos. “Um curso desse sendo fora daqui de Maricá custa, no mínimo, entre R$ 3 mil e R$ 4 mil. E a Prefeitura disponibilizar isso gratuitamente e com a mesma qualidade é sensacional. É uma ótima oportunidade”, ponderou o morador do Flamengo, que já concluiu o módulo de Maçarico também oferecido pelo programa.

No mesmo local acontece o módulo de Serralheiro de Alumínio, onde estuda o aposentado Edézio José Fernandes, de 52 anos. Para ele, os cursos sendo oferecidos em Maricá facilita na locomoção. “Quanto à iniciativa da Prefeitura é excelente porque eu pensava em fazer um curso pelo Senai, mas é no Barreto ou no Centro (ambos em Niterói). E para quem mora em Maricá é difícil a locomoção. Nesse caso foi uma oportunidade de ouro e acredito que valorizou muito o munícipe”, analisou o morador do bairro Mumbuca.

Os cursos acontecem todos os dias em dois horários: de 13h às 17h e de 18h às 22h e têm duração de cerca de quatro meses.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here