Planejamento da Educação com demais secretarias - Foto: Elsson Campos

A Secretaria de Educação promoveu, nesta segunda-feira (18/02) no Palladon, o início da Formação Continuada, que abordou no primeiro dia o Planejamento participativo de eventos, com as secretarias de Saúde, Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher, de Comunicação, Ciência e Tecnologia, Assistência Social e Cultura.

Nesta terça-feira (19/02), diretores escolares e adjuntos e coordenadores pedagógicos das 64 escolas do município se reuniram para dar prosseguimento ao planejamento do calendário escolar sinérgico-sistêmico, que neste ano de 2019 inclui, também, os grandes eventos que já fazem parte do calendário da cidade, em acordo com o calendário específico de cada unidade escolar.

“Este ano, a proposta de gestão da Secretaria de Educação é para que a organização do calendário e das ações na educação aconteçam de forma distrital, então todas as reuniões e organizações administrativas vão acontecer de acordo com os distritos que cada escola está inserida, ao longo do ano. A secretaria de Educação procura sempre se aprimorar e, aproveitando que a cidade está num momento muito propício para que as coisas dêem certo de fato, essa organização distrital vai favorecer muito a qualidade da educação municipal”, explicou Natalia Fraga, gerente do Núcleo de Formação Continuada dos Profissionais de Educação.

As organizações distritais receberam os nomes da fauna e flora de Maricá e ficaram organizadas da seguinte forma: 1º Distrito (A): Ipê Amarelo, 1º Distrito (B): Corujinha Buraqueira; 2º Distrito: Tamanduá Mirim; 3º Distrito: Jaguatirica e 4º Distrito: Bromélia.

“Estamos iniciando a primeira formação com as pastas que fazem parte das ações educacionais no município. Esse planejamento é para que uma secretaria saiba quais projetos a outra está executando, num trabalho integrado e colaborativo para que sejam executados também fora da secretaria de Educação, nos eventos que a cidade irá receber ao longo deste ano e que precisa da força das secretarias envolvidas em cada um deles”, disse na abertura a secretária de Educação, Adriana Luiza da Costa.

O calendário incluiu neste ano o Festival de Artes e Linguagem (Festart), que será um evento inédito na cidade e que contará com a participação de todas as escolas municipais promovendo um festival de ‘caça-talentos’. “O Festart será iniciado nas escolas, onde serão escolhidos os alunos para participarem da segunda etapa, entre distritos. Após esta segunda etapa, chegaremos à fase que engloba todas as escolas, num evento que irá valorizar ainda mais os talentos de nossos alunos”, disse Natália.

Sheila da Costa, coordenadora na Unidade de Apoio a Gestão Integrada (UAGI), relatou como os projetos irão auxiliar nas ações municipais.

“Após o diagnóstico da situação em Maricá conseguimos sugerir ações mais criativas e inovadoras, com o intuito de melhorar a educação que já vinha caminhando a passos largos nos últimos anos. Com a ajuda externa das demais secretarias, acredito que conseguiremos organizar processos e gerar eventos que alavanquem a Educação, dando um maior impulso para todas as questões que podem ser trabalhadas no município. Assim, Maricá estará cada vez mais em evidência no desenvolvimento de ações educacionais”, concluiu Sheila.