Cerca de 1000 foliões no Bloco Kavukai - Foto: Michel Monteiro

Oficialmente, o Carnaval 2019 aconteceu entre os dias 01 e 05/03, mas em Maricá, teve folião curtindo até o último sábado (09/03), quando o Bloco Kavucaí debutou em Araçatiba. Realizado pela Prefeitura através da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar), o evento prestigiou a turma que trabalhou com afinco nos bastidores da folia, e reuniu cerca de 1.000 pessoas.

“Durante o carnaval, foram cerca de mil funcionários que recolheram 1.860 toneladas de lixo, além das mais de 50 máquinas em operação. O Kavukaí é uma oportunidade para este pessoal se divertir, e uma parte da renda obtida com a venda de abadás será revertida em donativos para as famílias que sofreram com o temporal que atingiu a cidade há cerca 15 dias”, afirmou o presidente da Somar, Renato Machado.

Além da marchinha inspirada nas obras realizadas por toda a orla do município, a festa também contou com os shows de Matheus Gaúcho (compositor e intérprete da União de Maricá), do grupo ‘Kontagiô’ e do sambista Baby do Cavaco.

“Fizemos o enredo em grupo. Todos pensaram a partir de um tema único, que é a revolução e a transformação que as obras estão fazendo em Maricá, cavucando a cidade toda. Por isto colocamos o nome Kavukaí”, explicou a funcionária da Somar e Rainha do Bloco, Fernanda Spitz. “Não imaginava ser eleita Rainha, mas recebi esta linda homenagem e estou muito feliz. Nem sei se merecia esta faixa, porque tudo foi um trabalho coletivo”.

De acordo com Márcia Ferreira, que trabalhou ao lado de Fernanda na concepção do bloco, toda a equipe de somar se empenhou para fazer a festa acontecer. “Todos os colaboradores participaram da construção do evento e agora todos estão participando também. Quem não podia comprar o abadá, recebeu como doação, a proposta sempre foi incluir todo mundo”, afirmou.

Para o prefeito Fabiano Horta, a avaliação do MariCarnaval 2019 é muito positiva. “Agora estão todos confraternizando com a população, fechando este carnaval tão exitoso, que foi o de Maricá. Foi tanta gente que veio de fora, a cidade se comportou bem no trânsito, na segurança, tivemos muita organização e marcamos corações que vão voltar para casa com recordações felizes do que viveram aqui”, disse Fabiano.

Segundo a foliã Léa Souza (46 anos), as atividades foram mesmo um sucesso. “Sou apaixonada por Maricá e o carnaval foi maravilhoso, nota 10. Curti de tudo e mais um pouco, mesmo cansada, tive que vir para cá aproveitar até o finalzinho”, contou.

O casal Letícia Caldas (24 anos) e Bruno Bergantine (26 anos) também aprovou a estrutura encontrada nos serviços oferecidos pelas secretarias municipais. “Como sabemos que aqui dá para curtir com segurança, chamamos a família toda. Vim também com minha mãe e meus irmãos”, destacou Letícia.

“O carnaval em Maricá foi muito bom, conseguimos aproveitar bastante. 100% de segurança, tudo limpo e organizado”, finalizou Bruno.