Hospital Municipal Conde Modesto Leal, no Centro - Foto: Fernando Silva

A Secretaria de Saúde de Maricá esclarece que a causa da morte do paciente sem documentação internado no Hospital Municipal Conde Modesto Leal desde o último domingo foi lesão hepática aguda. Trata-se de uma hemorragia interna possivelmente provocada pelas agressões sofridas pelo paciente. A secretaria acrescenta que conseguiu o laudo junto ao Instituto Médico Legal (IML) de Niterói.

O paciente deu entrada no hospital no domingo (14/04). A equipe de plantão constatou que o também tinha um quadro compatível com síndrome de abstinência de álcool ou química, o que aumentou a lesão interna.

O atendimento foi feito de acordo com o que era recomendado para tal quadro. Na última terça-feira (16), no entanto, o paciente sofreu uma parada cardiorrespiratória, foi assistido e entubado – o que descarta qualquer possibilidade de sufocamento por objeto estranho – mas após quarenta minutos de tentativas de ressuscitação cardiopulmonar não resistiu e veio a falecer.