Apresentações dos idosos atendidos em Maricá - Foto: Fernando Uchôa

O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra Idosos (15/06) foi comemorado na ultima sexta-feira (14/06), na Praça Conselheiro Macedo Soares (Praça do Turismo) por centenas de usuários da Secretaria de Políticas da Terceira Idade.

Apresentações de tai-shi-shuan, alongamento, dança árabe-indiana, Grupo “Wonderfull” (coral em inglês), dança cigana e zumba, arrancaram aplausos do público.

“A Terceira Idade hoje tem o vigor da primeira idade. O que me cansa é não praticar minhas atividades”, disse a usuária Rita Balbina Brandão. Com 82 anos, três filhos, cinco netos e dois bisnetos, Rita, ou “Ritinha”, como é chamada, pratica zumba e dança cigana, atividades que exigem bastante flexibilidade e resistência.

Romila Dukoff, de 82 anos, que também participa de atividades na Casa do Idoso Mais Feliz do Centro, falou sobre discriminação e preconceito. “O Estatuto do Idoso existe, mas poucos conhecem e respeitam”, disse. “Quanto ao preconceito com idoso, existe até dentro da própria família”, acrescentou Darcy Santos Silva, de 84 anos, moradora no Vale das Figueiras, e integrante do grupo de canto Alegria de Viver.

Os comerciantes Nélio Sampaio, 60, e a esposa Lucy Sampaio, 58, cadastrados pela Secretaria de Turismo, mantêm um box de artesanato na praça. Segundo eles, a apresentação foi maravilhosa. “Os idosos precisam ser mais respeitados na sociedade, ocupando mesmo um lugar de referência, pois eles são os guardiães da experiência. Infelizmente, nossa cultura está regredindo, e os valores mudaram para pior. O respeito com os pais, avós, professores, e colegas de trabalho, diminuiu muito”, disse Nélio.

“É preciso que as pessoas se conscientizem que o idoso precisa ser respeitado e considerado. Maricá é referência no setor, com mais de quatro mil usuários cadastrados, em dezenas de atividades nas quatro casas e sete núcleos do município”, completou a secretária Lezirée Figuereiro. O vereador vereador Adenilton Diniz (Tatai) também acompanhou o evento.