Buscando dar continuidade à capacitação do comércio de Maricá, a Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, está disponibilizando uma série de cursos e oficinas do Programa de Capacitação para empreendedores, microempresários e pequenas empresas. As inscrições (clique aqui) ficarão disponíveis no site da Prefeitura até junho de 2020.

Os cursos que estão sendo ministrados pelos profissionais do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) começaram no dia 05/09 e vão até o dia 18/11. Entre as opções na área de gastronomia estão Gestão Financeira Básica, Gestão Financeira Avançada, Gestão de Estoque para bares e restaurantes, Oficina de Lideranças – hospitalidade à mesa e Curso Equipes – Hospitalidade à mesa. Já para microempresários há vagas para Planejamento Estratégico; Marketing e Gestão de Estoques na medida.

Para a capacitação, é necessário comprovar residência em Maricá de acordo com a Lei nº 7.115/1983. Além disso, a retirada do certificado e a presença nas aulas ficam submetidas à apresentação de uma cópia dos documentos de identidade, CPF e comprovante de residência dos alunos, que pode ser luz, água, contrato de aluguel, telefone fixo ou internet.  Comprovantes em nome de terceiros exigem a apresentação de uma cópia de um documento oficial comprovando o parentesco.

O cadastro é realizado presencialmente na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, na Rua Domício da Gama, n° 65 – loja 02, em frente ao Cineteatro Henfil.

Os selecionados receberão uma ligação da coordenação dos cursos informando o local onde as aulas serão ministradas. Em janeiro de 2020, inscrições para uma nova gama de cursos será disponibilizada.

Confira abaixo o regulamento e objetivo de cada curso.

Regulamento:

Os interessados podem informar CPF ou CNPJ no cadastamento, mas há o limite de participação em apenas um curso por CPF e a prioridade é para os que possuem CNPJ.

Um breve histórico será pedido no cadastro porque os cursos têm indicativo de público alvo, sinalizado na descrição de cada módulo. Esse é um ponto de avaliação para assegurar a vaga. E pode existir remanejamento de vagas de acordo com o perfil do candidato.

 Quem não fornecer cópias dos documentos, não poderá participar do curso nem retirar seu certificado.

 O não comparecimento ao curso/oficina matriculado, sem o envio de justificativa plausível e documentada impedirá o aluno de participar de outros cursos deste contrato.

 *Cursos para Gastronomia

Gestão Financeira Avançada (dias 22, 23 e 24/10 das 13h às 17h): Auxiliar o empresário nas interpretações das informações financeiras e dos indicadores de desempenho a partir do fluxo de caixa, do demonstrativo de resultados e do balanço patrimonial, para a tomada de decisão a respeito das oportunidades de melhorias.

Gestão de Estoque para bares e restaurantes (dias 29/10 das 13h às 17h, e 30/10 das 8h às 17h): Auxiliar o empresário nas interpretações das informações financeiras e dos indicadores de desempenho a partir do fluxo de caixa, do demonstrativo de resultados e do balanço patrimonial, para a tomada de decisão a respeito das oportunidades de melhorias.

Oficina Lideranças – Hospitalidade à mesa (dias 04 e 05/11 das 13h às 17h): Proporcionar ao empresário a reflexão e definição dos princípios da hospitalidade no atendimento.

Curso Equipes – Hospitalidade à mesa (dias 05, 06, 07, 08, 11 e 12/11 das 13h às 17h): Desenvolver e/ou fortalecer habilidades de excelência no atendimento à clientes através de técnicas voltadas para a hospitalidade em serviços.

Propiciar ao participante a conscientização de seu papel enquanto representante e interlocutor do estabelecimento e, portanto, responsável pela impressão a ser obtida pelo tomador de seu serviço. Estimular o participante a ser vigilante no uso das técnicas e princípios da excelência e hospitalidade na gastronomia, lembrando a máxima: “não temos uma segunda chance de causar uma primeira boa impressão, pois primeira é primeira”.

 *Cursos para Microempresários

Planejamento Estratégico (dias 18, 19, 20 e 21/11 das 18h às 22h): Fornecer informações e orientações que possibilitem ao participante planejar seu negócio a partir de estratégias que estejam em conformidade com os objetivos e metas da empresa, bem como com as necessidades e oportunidades do mercado, de forma a obter os melhores resultados.

Marketing (25 a 28/11 das 18h às 22h): Orientar a empresa a estabelecer objetivos, metas e estratégias envolvendo produto, preço, promoção e ponto de venda de forma a obter uma gestão mais eficiente da empresa.

Gestão de Estoques na medida (dias 18, 19, 20 e 21/11 das 18h às 22h): Capacitar o empresário para administrar o fluxo de mercadorias da sua empresa e obter bons resultados operacionais e financeiros. 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here