Maricá Para Elas na lona cultural da Barra de Maricá - Foto: Katito Carvalho

No próximo sábado (08/02), a Secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher, por meio da coordenadoria de Políticas para Mulheres, realiza a primeira etapa da 5ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres (CMPM). O encontro acontecerá das 9h às 13h, na Escola Municipal Reginaldo Domingues dos Santos, em Ponta Negra.

O objetivo da conferência, que tem como tema “Garantia e Avanços de Direitos das Mulheres: Democracia, Respeito, Diversidade e Autonomia”, é discutir, formular e avaliar as políticas públicas a serem implementadas para atender às demandas da sociedade civil. Entre alguns temas abordados estão: enfrentamento às violências contra as mulheres; avaliação da política municipal para as mulheres e do Plano Municipal de Políticas para as Mulheres; Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres; Reformas Trabalhistas e Previdenciárias e o impacto na vida das Mulheres.

“É justamente podermos ouvir a sociedade civil, os movimentos sociais e a população como um todo sobre as reais demandas. E quando ouvimos esses agentes nós estamos delegando a eles a corresponsabilidade de fomentar e de estabelecer essas políticas. Então eu considero um processo muito rico e fundamental para a garantia da democracia”, afirmou a coordenadora de Políticas para Mulheres, Luciana Pireda.

A 5ª CMPM foi convocada pelos Decretos 430 de 26/12/2019 e 446 de 23/01. Além da Coordenação de Políticas para as Mulheres, sua realização está a cargo da Comissão Organizadora da 5ª CMPM, eleita paritariamente entre órgãos do poder executivo e entidades representativas dos movimentos sociais organizados em Maricá.

No caso das mulheres, Maricá experimenta a realização de Conferências Municipais desde 2004 – quando a primeira Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres foi convocada pelo Governo Federal.

Segue o link com o calendário das atividades:

CALENDÁRIO