O terceiro dia da VI Festa Literária de Maricá (Flim) reuniu pessoas de todas as idades na Orla de Araçatiba. Neste domingo, 24/10, teve oficina de fantoche, contação de histórias, café literário e apresentações de dança e teatro. A FLIM é uma realização da Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação.

O espetáculo “Capitão Livrão” do Elenco Invisível contou a história de uma menina que não gostava de ler ou estudar. Martinica era rica e bonita, mas foi apelidada de burrica porque só ocupava o tempo no telefone com as redes sociais e no videogame. Mas a paixão por Cassiano, um leitor assíduo, a fez parar numa biblioteca onde conheceu o Capitão Livrão e passou a se interessar pelo hábito da leitura.

“Ficar no celular, no videogame, não é proibido, mas elas têm que voltar a conhecer a magia do livro como foi na minha infância, sabendo que assim poderão ir muito mais longe”, frisou Diogo Rosa, o Drosa, que vive o Capitão Livrão.

Incentivo à leitura

O público aplaudiu o espetáculo de pé. A moradora da Mumbuca, Keli Sales, estava acompanhada do marido e da filha Larissa Sales de 8 anos.

“Eu amei. Foi lúdico, gratuito e com conteúdo. As crianças precisam ter noção de que o livro e as brincadeiras sem internet também são importantes”, disse Keli.

“Eu ainda estou aprendendo a ler, mas já tenho três livros do Pequeno Príncipe, que é o meu preferido. Lá em casa, meu telefone normalmente está descarregado, largado, e eu brincando com a minha amiga. A gente brinca de um monte de coisas”, completou Larissa.

Com um vestido de princesa, Milena Granja, de 6 anos, aproveitava para utilizar o voucher que ganhou na E.M Professora Romilda dos Santos, para comprar seus livros preferidos.

“Esse estímulo que a prefeitura dá é muito importante. Ela que está escolhendo o que quer. A gente só ajuda a controlar o valor”, afirmou a mãe da pequena, Aline Granja, que mora em Jacaroá.

Cerca de 30 alunos da Escola Municipal do Retiro, com idades entre 4 e 6 anos, também prestigiaram o evento.

“Para gente, é importante valorizar esse contato das crianças com o livro para que eles não estejam só em contato com livros didáticos”, disse a diretora da unidade, Patrícia Antunes.

Programação de segunda-feira

Nesta segunda-feira, dia 25/10, a Festa Literária de Maricá continua. A programação conta com roda de capoeira, contação de história, oficina de desenho e cosplay. É a oportunidade perfeita para moradores e turistas desfilarem maquiados, interpretando seus personagens preferidos.

8h – Abertura

9h – Capoeira com o Contra Mestre Maurício (Tenda Festart)

10h – Contação de Histórias com Carolina Potiguara (Tenda dos Diversos Saberes)

10h às 12h – Cosplay