Alunos de creche participam de colheita de hortaliças em Guaratiba

Parte do alface e da chicória retirados pelas 25 crianças vão para o Restaurante Municipal Mauro Alemão, em Inoã

0
93

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, promoveu nesta terça-feira (26/4) uma colheita de hortaliças na praça da orla de Guaratiba, com participação de 25 alunos do pré-escolar 1 da Creche Municipal Trenzinho da Esperança, que fica em frente ao espaço. As crianças retiraram alface e chicória plantados nos canteiros em forma de letras, onde se lê a palavra “vida”.

Parte da produção colhida será destinada ao Restaurante Municipal Mauro Alemão, em Inoã, que serve diariamente refeições a R$ 2 para população de baixa renda. O secretário Julio Carolino participou da colheita junto com as crianças e afirmou que é importante que elas se habituem com o contato direto com a terra.

“Desta forma, estamos também estimulando a alimentação saudável e livre de qualquer agrotóxico, depois de uma geração inteira se alimentando à base de ‘fast food’. Sem falar na alegria deles quando participam: é como um parque de diversões, eles se divertem mesmo”, observou ele.

A diretora da creche, Shirlene Estrela, também acompanhou a ação e disse que ela será trabalhada com eles no ambiente escolar. “É importante eles tratarem de um alimento que vão consumir na escola e também em casa, sem falar que poderemos falar com eles sobre a importância do meio ambiente e sua preservação”, ressaltou.

Não foram só as crianças que marcaram presença na horta. Após a colheita, um grupo de moradores do entorno da praça fez fila para levar algumas das verduras retiradas da horta. Uma delas foi Maria Jamilça, de 70 anos, que se mudou para o bairro durante a pandemia e se diz fã da horta. “Admiro muito o trabalho feito aqui, pois sempre nos dá verduras e legumes frescos e orgânicos”, pontuou a moradora.

 

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here