Foto: Evelen Gouvêa

A Prefeitura de Maricá iniciou mais uma etapa para elaboração do Plano de Mobilidade Urbana da cidade, nesta quinta-feira (28/04) e a previsão é de finalizar em 25/05. Equipes da Secretaria de Urbanismo, identificadas com coletes verdes e crachás, realizam abordagens em domicílios e nas ruas para entender como as pessoas se deslocam pelo município. A participação dos moradores é fundamental para o planejamento da cidade, melhorando os meios de transporte, as vias e o trânsito.

Neste primeiro momento será realizada a pesquisa de origem e destino domiciliar, quando pesquisadores visitarão mais de 1.400 casas em todos os bairros da cidade para conversar com os moradores sobre os deslocamentos que eles fazem diariamente. A abordagem nesta sexta-feira (29/04) foi feita em residências nos bairros Centro e Flamengo.

Na entrevista, são coletadas informações pessoais (nome, idade, sexo, local que trabalha, local que estuda, telefone, quantidade de moradores, se possui alguma deficiência, se possui automóveis e a quantidade), se já sofreu algum acidente, se almoça em casa, qual origem da viagem, horário de saída, qual destino da viagem, horário de chegada e modo de transporte.

Para o secretário de Urbanismo, Celso Cabral, atividades desse tipo são fundamentais na hora de planejar ações que vão melhorar a qualidade de vida da população. “Com os levantamentos e estudos realizados, conseguiremos direcionar as iniciativas que vão impactar e melhorar a qualidade nos deslocamentos urbanos e a dinâmica em Maricá”, reforça Cabral.

Em maio, pesquisas serão feitas nos ônibus

Na próxima segunda-feira (02/05), começam os estudos no transporte coletivo. Na porta de entrada de alguns ônibus será entregue uma senha para o usuário marcando onde ele subiu no veículo. A mesma senha deverá ser entregue na porta de saída, indicando onde o passageiro desceu. O objetivo é identificar as linhas onde há um maior fluxo de usuários.

Serão feitos também levantamentos sobre a origem e o destino das cargas urbanas, a contagem de pedestres, ciclistas e veículos e a medição da velocidade média dos veículos em determinados pontos da cidade.

Encontros com a população em junho

O Plano de Mobilidade é um projeto da Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Urbanismo, e terá participação ativa da sociedade em oficinas e eventos destinados a debater o assunto. Os encontros comunitários estão programados para os dias 10, 11, 17 e 18 de junho.

As informações coletadas junto à população serão incluídas no planejamento para garantir condições de deslocamento de forma sustentável, eficiente, acessível e ágil. O site do Plano de Mobilidade está em construção e vai conter todos os documentos, informações e formulários de pesquisas.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here