Representantes da Prefeitura de Maricá, do poder Legislativo, do Ministério Público e das polícias Civil e Militar debatem sobre ações de política de segurança pública Foto: Katito Carvalho

Representantes da Prefeitura de Maricá, do Poder Legislativo, do Ministério Público e da Polícia Militar se reuniram nesta quarta-feira (04/05), no auditório do Banco Mumbuca, para uma prestação de contas do Gabinete de Gestão Integrada Municipal e debate de ações essenciais para a construção de uma articulação da política de segurança do município. O secretário de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional (Seop), Rhonaltt Bueno, ficou responsável pela apresentação, que foi dividida em quatro eixos: ensino, estrutura, logística e políticas públicas.

Entre os assuntos abordados estão: um centro de estudos para a capacitação da Guarda Municipal; termo de cooperação com o Tribunal de Justiça para dar o respaldo legal à patrulha Maria da Penha para atuar no município; desapropriação de imóvel para nova sede da Guarda Municipal na região central; expansão da atual sede em Araçatiba; cerco inteligente na cidade; aquisição de equipamentos de proteção individual e coletivo; e o chamamento de mais 60 guardas municipais, totalizando 391 agentes.

Um comparativo dos índices de criminalidade, com base no trimestre de outubro a dezembro dos anos de 2020 e 2021, comprova a diminuição de roubos de rua, roubo de veículos e mortes violentas. Quando avaliamos o mês de abril de 2021 e 2022, também comprovamos a diminuição do roubo de cargas na cidade, o que comprova que o trabalho integrado de forças empenhadas na segurança de Maricá está obtendo êxito.

“Eu saio da reunião feliz, realizado e aliviado, porque a gestão de ordem pública é complexa. Ela vai desde o crime ambiental aos crimes de violência doméstica, mas, após ouvir vocês, a Secretaria de Ordem Pública sai fortalecida e nós vamos ajustar algumas rotas aqui. Já identificamos que a violência doméstica ocorre principalmente quando o homem chega do trabalho, à noite, e nos fins de semana, então é nesse vácuo que eu quero a nossa patrulha Maria da Penha”, declarou Bueno.

Importantes ponderações sobre o desenvolvimento do trabalho

O secretário de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher, João Carlos Lima, o Birigu, fez questão de ressaltar que segurança é um direito. “Nós percebemos o crescimento de violência em alguns pontos da cidade, como no Minha Casa Minha Vida. Temos que reforçar e investir no combate. Nós cuidamos da preservação da vida e sabemos que em nenhum confronto há vitoriosos, porque em ambos os lados estão trabalhadores. Por isso, esse diálogo é essencial para que a gente defina onde avançaremos na oferta de emprego e perspectiva para a juventude, porque o tráfico oferece emprego para eles, sem a necessidade de currículo. Temos que capacitar essas pessoas”, avaliou.

A promotora do Ministério Público, Renata Scarpa, fez questão de parabenizar o poder público pela criação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, uma vez que o gabinete foi criado, com este desenho, em novembro de 2019, partindo de uma provocação do Ministério Público, segundo ela.

“Quero externar minha felicidade em estar aqui, vendo esses resultados, num curto período de tempo. Isso é razão de um grande orgulho a todos que fazem parte disso, por toda dedicação e construção dessa realidade. Este gabinete junta todos os setores que precisam estar comprometidos com a segurança pública municipal. Segurança não pode ser confundida com força policial. A gente só conquista um ambiente seguro se proporcionar acesso aos direitos, que não se faz com repressão. A gente não aprende pela dor, no máximo se traumatiza. Eu acredito muito na prevenção, então, mais uma vez, parabéns a todos”, concluiu Renata.

Também participaram do encontro o comandante da 6ª cia Rafael Nunes; os secretários de Governo (João Maurício), de Trânsito e Engenharia Viária (Marcio Carvalho), de Proteção e Defesa Civil (Fabrício Bittencourt) e de Transportes (Douglas Paiva), além de profissionais que atuam na Seop e no Disk Denúncia Seop. A próxima reunião acontece no dia 23/06.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here