Agricultura abre inscrições para a oficina Cultivo em Pequenos Espaços Produtivos

Capacitação acontece na terça-feira (31/05) e contará com ensinamentos voltados ao manejo agroecológico do solo, plantio de sementes e mudas

0
254

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, está com inscrições abertas para a oficina “Cultivo em Pequenos Espaços Produtivos”, que será promovida na próxima terça-feira (31/05), na Praça Agroecológica Emilton Santos, em Araçatiba. No total, são oferecidas 30 vagas para a capacitação gratuita, dividida em duas turmas: uma com aulas na parte da manhã a partir das 8h30 e outra com formação à tarde, começando às 13h30. As inscrições podem ser feitas pelo Google Forms, no link https://forms.gle/22WNhTQuM2tkPrpk9.

A iniciativa da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca será desenvolvida pela Cooperativa de Trabalho em Assessoria a Empresas Sociais em Assentamentos de Reforma Agrária (Cooperar).

Oficina incentiva a produção de hortaliças nos lares dos maricaenses

Durante a atividade, a população contará com uma visita guiada à Praça Agroecológica de Araçatiba, conhecendo os canteiros e as espécies de hortaliças cultivadas ali. Depois, os profissionais da Cooperar ensinarão técnicas de manejo do solo, métodos para o consórcio de hortaliças (cultivo de diferentes culturas no mesmo espaço), além de compartilharem conhecimentos sobre formas de cultivar mudas, sementes e como plantar em recipientes reutilizados — uma maneira de não desperdiçar objetos que já existam em casa.

Atividades fortalecem a agroecologia na cidade

A Cooperar atua em Maricá desde 2016, contratada pela Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Secapp), a partir do termo de colaboração 0018/2020. A cooperativa é responsável pela Praça Agroecológica de Araçatiba e por duas unidades de produção agroecológica, localizadas no bairro Manu Manuela e na Fazenda Pública Joaquín Piñero (no Espraiado), desenvolvendo projetos que fortalecem a agroecologia na cidade, participando da entrega de hortaliças e leguminosas à população e às instituições sociais da cidade, atividade que estimula a segurança e soberania alimentar dos moradores.

Serviço: Oficina gratuita “Cultivo em Pequenos Espaços Produtivos”

Data: 31/05 (terça-feira)

Hora: em dois turnos, às 8h30 e às 13h30

Local: Praça Agroecológica Emilton Santos, em Araçatiba

Inscrições: https://forms.gle/22WNhTQuM2tkPrpk9

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here