Prefeitura participa do 2º Congresso de Guias de Turismo de Atrativos Naturais

Evento acontece na Fazenda Itaocaia com apoio da Codemar e das secretarias de Turismo e de Promoção e Projetos Especiais

0
195

A Prefeitura de Maricá terá participação no 2º Congresso Híbrido de Guias de Turismo Especializados em Atrativos Naturais, que acontece na Fazenda Itaocaia, em Itaipuaçu, nesta quarta-feira (15/06), das 9h às 16h, e quinta-feira (16/06), das 8h30 às 17h. O evento é promovido pelo Centro Integrado de Estudos em Turismo e Hotelaria (CIETH) e tem apoio das secretarias de Turismo e de Promoção e Projetos Especiais e da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar).

A expectativa da organização é que cerca de 300 profissionais do setor compareçam em cada um dos dois dias do congresso, que também servirá como abertura oficial da Expo Valley, que começa na sexta-feira (17/06) e vai até domingo (19/06) também na fazenda histórica. As inscrições podem ser feitas por meio do site www.cieth.com.br, onde também está a programação completa.

O secretário de Promoção e Projetos Especiais de Maricá, José Alexandre Almeida, será um dos palestrantes do congresso no primeiro dia. Ele disse que a vinda do evento para a cidade é parte da estratégia do Plano Municipal de Desenvolvimento Turístico Sustentável, conhecido como Maricá 2030, criado em 2018 pela Prefeitura. “Temos aqui riquezas de atrações naturais que ainda não são muito conhecidas em todo o estado, e creio que um evento como este seja bem apropriado para mostrar esse potencial com tantos profissionais presentes”, avalia ele, lembrando que os participantes serão convidados a se hospedar e permanecer na região para a Expo Valley.

Turismo de natureza

De acordo com o coordenador executivo do CIETH, Lincoln Pontual, o objetivo geral do encontro é levantar discussões sobre melhores técnicas de guiamento de turistas em atrativos naturais, harmonizando a cultura da vida ao ar livre, gerando conhecimentos e estimulando o intercâmbio entre profissionais qualificados com os que buscam aperfeiçoamentos unindo empresários, lideranças e formadores de opinião.

“O Estado do Rio de Janeiro está recheado de áreas protegidas e é um dos maiores destinos de turismo de natureza e aventura da região sudeste. A cidade de Maricá, com seus muitos parques e atrativos naturais, não poderia ser mais ideal para receber o nosso evento. Formamos aqui a primeira turma de guias deste tipo na cidade, com a ajuda da prefeitura”, lembrou Lincoln.

Estudos em Turismo e Hotelaria

Com 34 anos de atuação no mercado, o CIETH foi fundado por Marcos Neves e é uma escola técnica voltada à formação e aperfeiçoamento para os mercados de turismo e hospitalidade, que se destacou pela filosofia do aprender fazendo, com o máximo de atividades práticas e sintonia com o mercado de trabalho. O projeto Cieth na Sua Cidade viabiliza iniciativas integradas para formação de profissionais no setor turístico, cria intercâmbio, conhecimento e fomenta parcerias entre o poder público e privado, incrementando ainda mais o turismo.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here