Sobre o projeto

A Prefeitura plantou a semente e Maricá está colhendo os frutos de ser reconhecida como cidade da agroecologia. Além da fazenda pública, das hortas comunitárias  e do projeto Hortas nas Escolas, a prefeitura está implantando no município as Praças Agroecológicas, um espaço público e gratuito que incentiva a produção de alimentos orgânicos com técnicas que preservam o meio  ambiente.

Reproduzir vídeo

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca de Maricá inaugurou em 14 de agosto de 2020 a primeira Praça Agroecológica de Maricá, situada no coração da cidade, em Araçatiba.

Ao longo de sua extensão de 36 canteiros foram plantadas em torno de 60 espécies em regime de consorciação que, além de funcionar como uma horta comunitária, com mais de 10 mil hortaliças já distribuídas para a população, serve de espaço para realização de oficinas de agroecologia com a coordenação de técnicos agrícolas.

0
CANTEIROS CULTIVADOS
0
ESPÉCIES PLANTADAS
0
HORTALIÇAS DISTRIBUÍDAS

Praça Agroecológica Araçatiba

Praça Emilton Santos, 6783 - Araçatiba, Maricá - RJ.

Confira a lista de plantas cultivadas na praça

Com uma área total de 200 hectares a Fazenda Pública Joaquín Piñero (antiga Fazenda Ibiaci), no Espraiado é a maior área destinada à plantação da agricultura familiar no município.

Além de comportar estruturas para auxiliar o ensino dos jovens, como áreas de plantio e um capril (para criação de cabras), a área fértil da fazenda é dividida em unidades de produção para moradores do município. A ideia é que essa parte do projeto atenda às famílias do campo, que têm aptidão para produzir, mas não conseguem porque não têm um pedaço de terra. 

Em parceria com a Cooperativa de Trabalho em Assessoria a Empresas Sociais em Assentamentos de Reforma Agrária (Cooperar),a fazenda é produtora de hortaliças e alimentos, como aipim, abóbora e milho. Toda a produção é distribuída para equipamentos públicos municipais e comunidade em geral.

0
CANTEIROS CULTIVADOS
0
ESPÉCIES PLANTADAS
0
HORTALIÇAS DISTRIBUÍDAS

A produção sustentável de alimentos livres de agrotóxicos nas hortas comunitárias em áreas urbanas do município está transformando o cenário e a realidade da cidade. 

A iniciativa visa incentivar os moradores a conservar o meio ambiente e aproveitar com qualidade os espaços disponíveis com o cultivo de hortaliças e verduras, como couve, alface, salsa, cebolinha e temperos.

Além de combater a fome, as hortas urbanas alimentam sonhos e esperanças, colocando na mesa de quem mais precisa um prato cheio de saúde, solidariedade e respeito. 

 

0
CANTEIROS CULTIVADOS
0
ESPÉCIES PLANTADAS
0
HORTALIÇAS DISTRIBUÍDAS

A Prefeitura investe no desenvolvimento sustentável e avança no combate à fome, garantindo a segurança alimentar e a dignidade de várias famílias em situação de vulnerabilidade.

Outros projetos

Maricá é referência em políticas públicas de apoio à agroecologia. Nossa missão é potencializar os projetos e programas já existentes na cidade, como as hortas comunitárias, as praças e as unidades de produção agroecológicas.

Feira da Agricultura Familiar

A iniciativa visa fomentar a comercialização dos produtores locais, o fortalecimento das técnicas agroecológicas e de sustentabilidade ambiental na perspectiva empreendedora.

Sábado Agroecológico

Projeto idealizado em parceria com a Cooperar, o Sábado Agroecológico tem o objetivo de difundir a agroecologia por meio de realização de palestras, cursos e entrega de diversas espécies de mudas.

Baldinho do Bem

O Baldinho do Bem é uma das iniciativas mais inovadoras na construção do ciclo de sustentabilidade e manejo de alimentos saudáveis e de seus resíduos.

Imagens

Um pouquinho do porquê  Maricá ser referência em Agroecologia

Depoimentos

Blog

Últimas notícias

Copyright © 2021.Prefeitura Municipal de Maricá - RJ. Todos os direitos reservados.

plugins premium WordPress