Dia Mundial do Meio Ambiente é marcado por diversas atividades no Centro

Programação contou com exposições de fauna e flora, práticas de educação ambiental e distribuição de mudas nativas da Mata Atlântica

segunda-feira, 5 junho 2023

Anselmo Mourão

A Prefeitura de Maricá comemorou nesta segunda-feira (05/06) o Dia Mundial do Meio Ambiente com evento organizado pela Secretaria de Cidade Sustentável, na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro. Alunos e professores da rede municipal de ensino, moradores e visitantes passaram pelo local e puderam conhecer de perto iniciativas ambientais desenvolvidas por diferentes órgãos do município e de outras instituições.

A programação contou com apresentação de materiais utilizados nas sedes de Unidades de Conservação do município; exposições da fauna e da flora e de equipamentos de resgate de animais silvestres; coleta de lixo eletrônico; imagens de ecoturismo na cidade; práticas de educação ambiental; distribuição de mudas nativas da Mata Atlântica e orientações diversas de técnicos da Prefeitura.

O Laboratório Móvel, desenvolvido pela Incubadora de Inovação Social em Robótica e Sustentabilidade, ficou estacionado na praça e aberto à visitação, com equipamentos como impressora 3D, óculos de realidade virtual, jogos eletrônicos, materiais recicláveis de lixo eletrônico, além de painéis educativos nas janelas. A Ecobike da Unidade de Conservação do Espraiado também ficou disponível para demonstração no local. A cantora Dalva Alves fechou a programação cantando clássicos da MPB.

O secretário de Cidade Sustentável, Hélter Ferreira, destacou os projetos desenvolvidos ao longo dos anos para mitigar as questões ambientais em Maricá.

“Já temos o programa Maricá+verde que, ao longo de oito anos, já distribuiu mais de cinco mil mudas dentro do nosso município. Temos que criar as mais diversas e inovadoras formas de incentivar, ainda mais, a população maricaense. A questão ambiental é urgente e pauta obrigatória em toda gestão responsável no planeta”, defendeu Ferreira.

Moradora de Itapeba, Valdicéia Santos, 53 anos, disse que se preocupa bastante com a questão. “A distribuição de mudas de árvores sempre me atrai. Mas, claro, toda a oportunidade de discutir o tema ambiental tem que ser aproveitada, por isso fui nos estandes escutar o que eles tinham para apresentar. Sempre podemos aprender algo novo”, disse.

Para Veronica Pinto, 47 anos, é fundamental conscientizar a população. “Acho importante que os moradores tenham acesso, por exemplo, a informações sobre lixo eletrônico”, comentou a moradora de Guaratiba.

Cerca de 50 alunos do 7º ano do Centro Educacional Joana Benedicta Rangel também prestigiaram o evento.

“Eu acho importante eles entenderem o que o município está oferecendo, quais são os projetos, o que vem sendo proposto pelas autoridades, e terem uma noção sobre o meio ambiente no geral. Ou seja, uma aplicação mais prática do que a gente aborda em sala de aula”, opinou a professora de Ciências, Marcelle Pita, 27 anos.

Participaram do evento as secretarias de Ordem Pública, Cultura, Educação, Proteção e Defesa Civil de Maricá, Grupamento Especial de Defesa Ambiental da Guarda Municipal de Maricá, Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar), Projeto Aruanã, Instituto Guararema, Instituto Nova Ágora de Cidadania (INAC) e Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset).