IDR e Secretaria de Urbanismo coletam informações da população para Plano de Mobilidade Urbana

Questionário online disponível até segunda-feira (27/03) e mapa com painel de dados foram criados para compilar as propostas dos maricaenses

sábado, 25 março 2023

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Maricá disponibiliza até segunda-feira (27/03) um questionário online para coletar informações sobre o trânsito, transporte e locomoção na cidade para o Plano Municipal de Mobilidade Urbana. Por meio do link www.marica.rj.gov.br/marica-mobilidade/participar-mobilidade, o morador informa os dados pessoais (nome, e-mail, bairro em que reside e se possui alguma deficiência), clicando em ‘consulta online’. A iniciativa é uma parceria do Instituto Darcy Ribeiro (IDR) com a Secretaria de Urbanismo.

Após confirmar o cadastro inicial, o formulário dará acesso a um mapa onde o cidadão poderá marcar questões sobre acidentes frequentes de trânsito, engarrafamentos, problemas na calçada, falta de travessia de pedestres, ônibus lotados, falta de ciclovia, entre outros. Nesse documento, também será possível descrever o que o cidadão espera ser solucionado com o Plano de Mobilidade. As questões respondidas serão contempladas no documento 5 que irá conter as propostas para a mobilidade no município.

O presidente do IDR, Romário Galvão, destaca que esse é apenas um dos muitos serviços que o instituto oferece aos órgãos municipais. “A essência do IDR é auxiliar as secretarias municipais e demais órgãos do governo no aprimoramento das políticas públicas com informações. A gente busca ampliar o diálogo e o trabalho conjunto para garantir uma gestão inteligente dos recursos da cidade”, destaca.

Diego Maggi, coordenador de informação do Instituto, explicou que foram elaborados um formulário eletrônico e um painel de dados. “O diferencial do questionário é georreferenciamento. No momento em que o contribuinte insere a resposta, ele já consegue indicar também no mapa as características daquele local, com precisão”, detalha.

No dia 26 de abril acontece a terceira audiência pública que irá consolidar a etapa final das contribuições da população para finalização da versão final do documento. “A expectativa é conseguir o maior número de participações nesta etapa, que é decisiva para as indicações das sugestões dos sistemas de deslocamento na cidade. Peço que a população compartilhe, responda e contribua com o Plano de Mobilidade”, destacou o secretário de Urbanismo, Celso Cabral.

Os dados coletados pelo formulário alimentam um mapa interativo para a Secretaria de Urbanismo acompanhar em tempo real as contribuições da população. Essas propostas vão ajudar a compor o Plano de Mobilidade, a fim de melhorar as condições de deslocamento dentro e para fora do município.