Grupo de empresários apresentou projeto ao prefeito Fabiano Horta em reunião nesta sexta-feira (02/09)

segunda-feira, 5 setembro 2022

Fotos: Evelen Gouvêa

O prefeito Fabiano Horta recebeu na sexta-feira (02/09) uma comitiva da construtora chinesa Gezhouba Group Corporation (CGGC) para apresentação de um protocolo de intenções com objetivo de construir uma usina termoelétrica em Maricá. A reunião aconteceu no gabinete do prefeito e teve a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico, Igor Sardinha, do subsecretário Magnun Amado, do subsecretário de governo Alexandre Costa e do diretor de Indústria e Energia da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Pedro Motta.

O projeto, batizado de “Complexo Power Maricá”, vai passar por diversos estudos de viabilização antes de ser iniciado, entre eles o de modelagem econômica, concessão da área, licenciamento ambiental, leilão para produção de energia elétrica, entre outros. A instalação da usina tem objetivo de consolidar Maricá como importante polo industrial do gás natural atraindo, assim, empresas do setor.

Fabiano Horta considerou de suma importância para a cidade o interesse do grupo chinês e considera que a posição geográfica do município e a estabilidade econômico-financeira alcançada pela gestão foram determinantes para a escolha de Maricá. “Hoje, temos uma situação bastante estável e direcionada na cidade, o que proporciona a vinda desses investimentos que geram trabalho e renda para nossa população”, afirmou o prefeito.

Um dos condutores da negociação é o CEO da construtora CGGC no Brasil, Rafael Qi, que espera que a nova usina esteja instalada na cidade nos próximos cinco anos. “Estamos realizando os estudos conceituais para este projeto, mas os recursos naturais que já sabemos que a cidade dispõe, como o gás e o petróleo, favorecem bastante o empreendimento”, informou o executivo que destacou que a termelétrica tem potencial para geração de 2.600 megawatts de energia avaliada por mês.

Para o secretário Igor Sardinha, a chegada de uma usina desse porte é mais um passo para consolidar a vocação que Maricá tem para o setor de energia.”Sempre tivemos a clareza desse potencial da cidade e a recente licença concedida para a instalação do terminal de óleo de Ponta Negra é mais um sinal nesta direção”, celebrou Sardinha.

Esta é a segunda visita do grupo chinês à cidade. A primeira aconteceu em março deste ano quando representantes da China Gezhouba Group Corporation (CGGC) vieram em busca de informações para implantação de projetos nos setores de energia e gás natural. A CGGC é considerada a 33ª maior empreiteira do mundo em receita contratada e atualmente executa projetos em 100 escritórios espalhados pelo mundo.

As usinas termelétricas garantem geração e distribuição de energia elétrica principalmente em períodos de crise hídrica, quando a falta de chuvas regulares causa diminuição da produção de energia das grandes hidrelétricas. Para geração de energia, as usinas utilizam a queima do gás natural.

8 comentátios em “Maricá recebe carta de intenção de empresa chinesa para construção de usina termoelétrica na cidade

1. Bom dia pra cidade e um ótimo investimento e vai trazer milhares de em prego pra região e um benefício pra população
    Da cidade e renda pro município

2. Parabéns ao Prefeito e toda equipe.Esse projeto é de vital importância para alavancar o desenvolvimento econômico do belíssimo município de Maricá.
    Moro no Rio de Janeiro, mas estou antenado nas notícias de desenvolvimento da cidade.
    Prefeito, pra cima deles!.
    Flavio De OLIVEIRA.

3. Parabéns, vai gerar muitos empregos, e por conseguinte o desenvolvimento econômico do belíssimo município de Maricá.

4. Nossa!!!! rsrrs como é bom ver a nossa cidade em destaque para o desenvolvimento, ver essa beleza natural
    geograficamente falando, além dos diamantes que ela possui em termo de propriedades que geram interesses com grandes investimentos para o seu desenvolvimento sócio-econômico.Bom de maaaaissss!!!!!!!

5. Parabéns para toda gestão do Município de Maricá. Tenho acompanhado o desenvolvimento em todos os segmentos. Maricá está trilhando no caminho certo para que futuramente alcance o Padrão de Desenvolvimento Sustentável.

Sou Economista, Escritor e Astrônomo Amador e Membro da Sociedade Brasileira de Astronomia.