Moradores do Centro participam de oficina do Plano de Habitação de Maricá

Atividade teve o objetivo de colher sugestões para implementação de políticas públicas na área

terça-feira, 7 março 2023

Foto: Marcos Fabrício

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Habitação e Assentamentos Humanos, iniciou na segunda-feira (06/03) as oficinas de construção do Plano de Habitação de Interesse Social. Essa primeira etapa tem o objetivo de montar um diagnóstico a partir das sugestões dos moradores e técnicos da área para compreender a situação habitacional da cidade e dar as orientações para o planejamento do setor. As atividades acontecem até quinta-feira (09/03) nos quatro distritos.

A primeira atividade foi realizada na Escola Municipal Carlos Magno Legentil de Mattos, no Centro. Alberto Silva, consultor técnico da empresa contratada pela Prefeitura, explicou que nessa primeira etapa o objetivo é ouvir a população para diagnosticar o cenário. Após as reuniões em todos os distritos, a equipe técnica vai elaborar propostas para apresentação em audiências públicas, que terão as datas definidas. “Essa oficina é uma parte fundamental do processo, porque a gente escuta da população como eles acham que a questão pode ser resolvida. Esse entendimento da população somado às informações técnicas é que vão permitir à Prefeitura elaborar um plano mais adequado possível para todos”, afirmou Alberto.

Após a apresentação inicial, os moradores se dividiram em dois grupos e discutiram o que precisa melhorar. As questões elencadas foram segurança, acessibilidade, padronização de calçadas, saneamento, água, transporte, fornecimento de energia elétrica adequado e coleta de lixo.

Moradora do Spar, Vanessa Malaquias, 42 anos, fez questão de participar das discussões no primeiro distrito (Centro) para sugerir ideias e disse que também vai participar da oficina no terceiro distrito (Inoã), onde mora. “Espero que o Plano de Habitação contemple as pessoas mais humildes, e que no documento inclua melhorias para idosos e pessoas com deficiência. Essa participação popular é muito importante porque a gente pode sinalizar questões enquanto moradores”, disse Vanessa.

Agenda das próximas oficinas

Os encontros acontecem durante a semana, sempre às 18h, e servem para que a cidade possa, a partir do entendimento da demanda habitacional existente, planejar e saber exatamente onde irá aplicar os recursos na área. Na terça-feira (07/03) será a vez de Ponta Negra, no Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) Marilza da Conceição Rocha Medina. Na quarta-feira (08/03) a oficina acontece na Escola Municipal Professor Darcy Ribeiro, em Inoã. No último dia, na quinta-feira (09/03), a reunião será no CEIM Itaipuaçu, no Jardim Atlântico.

As inscrições são feitas pelo site https://www.marica.rj.gov.br/habitacao-marica/participe/inscricoes-para-atividades/. O interessado precisa clicar na aba ‘faça sua inscrição’, escolher o distrito e preencher o formulário.