Oficina de vitrais teve aula inaugural no sábado (07/06)

Aulas serão semanais no Castelo Sliachticas, das 9h às 17h

segunda-feira, 9 junho 2025

Foto: Divulgação

A oficina de conservação e execução e vitrais, comandada pelo mestre vitralista George Sliachticas, teve sua aula inaugural no último sábado (07/06) no castelo que leva o seu sobre nome, em Bambuí. O curso promovido pela Secretaria de Cultura e das Utopias, por meio do programa Maricá das Artes, reuniu pela primeira vez os quinze alunos selecionados para aprender ou aprimorar suas técnicas nesta arte. As aulas acontecem no castelo sempre aos sábados, das 9h às 17h.

O secretário Sady Bianchin visitou o local e acompanhou parte da ministração, que teve a participação do arquiteto Helder Viana, especialista em vitrais e pesquisador do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade.

“Esta oficina de Vitrais é extremamente importante, pois marca o começo da nossa Escola de Artes e Ofícios. E também é uma maneira de passar este conhecimento de geração pra geração que temos na cidade de Maricá, através da família do mestre George Sliachticas”, lembrou o secretário.

O mestre vitralista afirmou que pretende mostrar aos alunos o máximo da experiência acumuladas em seis décadas de atuação no setor, onde virou referência. Ele agradeceu a Sady Bianchin e ao prefeito Washington Quaquá pela iniciativa.

“Ele nos pediu para implementar um curso de grande porte e estamos começando a entregar o primeiro deste teor realizado no estado do Rio. Quero dar esse presente para nossa cidade e aproveitar o máximo possível, ensinando tudo o que puder para eles”, garantiu Sliachticas.

Estamos nas Redes Sociais

Traduzir