Políticas Inclusivas forma alunos dos cursos de qualificação profissional

Iniciativa, que teve parceria com a Firjam (SESI/SENAI), certificou 58 alunos nesta sexta-feira (29/11)

sexta-feira, 29 novembro 2024

Fotos; Katito Carvalho

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas, formou nesta sexta-feira (29/11) 58 alunos em três cursos da área de construção civil: técnicas de execução de revestimentos com placas cerâmicas, técnicas de pinturas em alvenaria e instalações hidráulicas prediais, que são ofertados pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjam) SESI/SENAI, do programa “Seu futuro começa agora” no auditório do Banco Mumbuca.

O Secretário de Políticas Inclusivas, Clauder Peres, destacou a importância do curso na vida dos alunos. “A iniciativa levou conhecimento aos alunos e moradores da cidade. Agradeço aos professores, a equipe técnica e a todos que construíram e acreditaram nesse grande projeto, pois aqui formamos hoje cidadãos que vão trabalhar e gerar renda”, disse.

Completando a fala do secretário, a Subsecretária de Políticas Inclusivas, Fernanda Spitz, parabenizou os formandos. “Parabenizo todos os formandos, pois quando idealizamos a parceria pensamos no desenvolvimento técnico e profissional de cada formando. Parabenizo a todos”, comentou.

A iniciativa teve como público-alvo pessoas com deficiência, egressos do sistema prisional, cidadãos em vulnerabilidade e risco social, porém também foi aberta ao público em geral. O aluno Marcos Vinícius da Silva, que atualmente é funcionário dos Correios, fez os cursos de técnicas de execução revestimentos com placas cerâmica, instalações hidráulicas prediais e técnicas de pintura em alvenaria. “Agradeço pela oportunidade que tive em realizar esses cursos, pois esse certificado abrirá portas para mim e para os meus colegas de classe”, expôs o morador da cidade.

Já Aurineide Marques, de 55 anos, mencionou que o curso ajudou a sair de uma depressão profunda, além de novos conhecimentos. “Foi bastante interessante, porque eu recebi conhecimento de uma coisa que eu nunca imaginei. Na época que eu comecei a fazer o curso, estava passando por uma situação depressiva, com problemas pessoais muito sérios, e entrar nesse curso foi uma cura, porque depois que eu passei a fazer o curso, melhorei muito. Enfim, eu nunca imaginei colocar uma pedra de cerâmica, e para a primeira vez, acho que eu me saí muito bem”, disse a formanda em técnicas de cerâmicas e revestimentos.

As atividades foram ministradas na sede da Secretaria de Políticas Inclusivas, em módulo escolar instalado pela Secretaria de Educação. “Agradeço pela oportunidade de estarmos realizando esse trabalho em Maricá e essa parceria com a Prefeitura e a Secretaria. Temos o objetivo de levar o aprendizado e estar formando vocês. Sucesso a todos os formandos”, declarou a analista de responsabilidade social da Firjan, Juzelia Coelho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos nas Redes Sociais

Traduzir