Prefeito Fabiano Horta entrega 22 casas do Programa Habitar

Um dos contemplados foi o pequeno Renan, de 9 anos, que escreveu uma carta para o Papai Noel pedindo uma casa nova

quinta-feira, 2 março 2023

Foto: Elsson Campos

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Habitação e Assentamentos Humanos, realizou nesta quinta-feira (02/03) o sonho do pequeno Renan, de apenas 9 anos, ao entregar a sua família uma nova casa no bairro de Pindobas, dentro do programa “Habitar Reassentamentos”. Ao lado deles, outra família que vivia em uma área com risco de desabamento também recebeu um novo imóvel. Também foram entregues 20 residências no loteamento Alecrim, no bairro vizinho de Camburi, que passaram por reformas realizadas pelo programa “Habitar – Moradia com Dignidade”.

Renan havia escrito uma carta para o Papai Noel pouco antes do Natal, onde pedia que sua casa, no bairro do Retiro, fosse reformada. “A gente não tem cama e minha mãe não pode trabalhar porque cuida de mim e meus irmãos (…). Eu e meu irmão não temos roupa direito e ficamos acordados quando chove ou venta, com medo de nossa casa cair, é muito triste”, relatou o menino na cartinha enviada aos Correios, esperando apenas por uma melhoria. A equipe da Secretaria de Habitação teve acesso à carta e cadastrou a mãe dele e seus dois irmãos no programa de reassentamento. Na hora da entrega, o garoto não conseguia esconder a ansiedade.

“Ele nem dormiu direito esta noite de tão ansioso”, contou Kelly Peres, mãe de Renan, que falou também da dificuldade que passou na outra casa. “Sempre tinha perigo de encher em dias de chuva e, muitas vezes, a gente nem dormia mesmo. Agora eu quero uma nova vida para mim e para eles”, projeta a dona de casa de 37 anos, enquanto Renan era só elogios para o novo lar. “Gostei muito mesmo. Pedi só para reformar onde eu morava e ganhei uma casa nova, estou muito feliz”, afirmou ele.

A dona de casa Ana Carolina Marins, de 27 anos, também foi contemplada com uma casa nova. Vinda do bairro do Spar, ela vivia numa área considerada de risco, mas revelou que não foi fácil sair. “Eu nasci e cresci lá e tinha minhas raízes. Mas ficou muito perigoso também, era um lugar de risco e aí concordei em sair de lá. Agora vou ter mais segurança para mim e para os meus dois filhos”, avaliou ela.

Presente na solenidade de entrega das residências, o prefeito Fabiano Horta garantiu que essa política de proteção social através do reassentamento de famílias em situação de risco é um trabalho contínuo do governo municipal. “É uma política cujo objetivo é dignificar a habitação que temos de garantir à população. Vamos seguir realocando as famílias necessitadas para viverem em locais seguros para uma vida cada vez melhor. É gratificante ver a felicidade das famílias contempladas e a criançada alegre curtindo a casa nova. Isso nos dá força para continuar a enfrentar os desafios”, disse Fabiano Horta.

Após a entrega das duas residências em Pindobas, o prefeito, acompanhado do secretário de Habitação Victor Maia, seguiu até Camburi e visitou algumas das 20 casas reformadas. Cada uma delas recebeu um selo em sua entrada que marca o recebimento das melhorias. Os moradores ganharam também um quadro que mostra o ‘antes e depois’ das reformas, incluindo instalações elétrica e hidráulica, coberturas, esquadrias e revestimentos cerâmicos.

Fabiano Horta entrou em cada casa visitada e conversou com os moradores. Uma das residências reformadas foi a do servente de pedreiro Mário César Santos, de 55 anos. “Se não fosse a ajuda da prefeitura eu não teria como melhorar aqui, fico muito grato pela ajuda”, disse Mário. Outra moradora que estava radiante era Francineide Marcolino, de 52 anos, que se emocionou diversas vezes durante a entrega do imóvel. “Minha família veio da Paraíba passar o fim de ano comigo e meu marido, e todo mundo ficou feliz por ver como a casa ficou. Eu também estou feliz demais”, garantiu ela.

Programa Habitar Reassentamentos

O programa Habitar Assentamentos foi criado com objetivo de realocar pessoas que viviam em áreas de risco (desabamento ou deslizamento) ou em terrenos públicos. Os cidadãos recebem aluguel social até que a nova residência fique pronta. Elas são realocadas em imóveis ociosos adquiridos pelo município, mas sem descartar a construção de novas unidades. O município mantém uma fila de prioridades no reassentamento, que caminha conforme a disponibilidade de novas residências.

Programa Habitar – Moradia com Dignidade

O programa tem o objetivo de garantir o direito social à moradia com qualidade e segurança sendo destinado à população em situação de vulnerabilidade e de baixa renda. As residências passaram por processo de regularização fundiária e diversas melhorias, como obras, pinturas, revestimento, instalações elétricas e hidráulicas, correção de desnível, entre outras. O programa faz parte das ações promovidas pela Prefeitura para combater o déficit quantitativo e qualitativo de moradias na cidade.