Prefeitura de Maricá inaugura Estação de Tratamento de Esgoto de Araçatiba

As obras contaram com manutenção preventiva, impermeabilização de tanques, limpeza e redução na ocorrência de falhas

quinta-feira, 24 novembro 2022

Foto: Evelen Gouvêa

A Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar) realizou nesta quinta-feira (24/11) a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Araçatiba, que recebeu uma série de melhorias. As obras de revitalização, que vão beneficiar mais de 10 mil famílias, contou com acessibilidade, manutenção preventiva, impermeabilização de tanques, limpeza e redução na ocorrência de falhas.

As intervenções foram feitas com o compromisso de entregar um saneamento de qualidade para o município e, ao mesmo tempo, atender os parâmetros exigidos pela legislação. O prefeito Fabiano Horta ressaltou a importância da construção do saneamento básico na cidade.

“Esse é mais um marco na nossa história de luta pela água e pelo esgotamento sanitário. Um desafio permanente que se impõe a nós quando pensamos no futuro da nossa cidade, que possui inúmeras potências. As obras de saneamento básico vêm sendo feitas para atender a toda a cidade. Entendemos que é um direito essencial que muda a vida das pessoas para melhor”, afirmou o prefeito.

Na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) a água com impurezas que retorna de casas e estabelecimentos comerciais passa por várias etapas para ser despoluída e devolvida ao meio ambiente.

“Essa é uma obra que beneficia mais de 10 mil habitantes e 30 mil veranistas. Ainda este ano começaremos a instalação de rede de esgoto de 103 quilômetros do Atlântico Leste, com os mais modernos sistemas de nível terciário com reuso de água e reaproveitamento do lodo como fertilizante. Hoje, estamos coroando um trabalho, um avanço significativo, garantindo saneamento básico para população”, explicou a presidente da Sanemar, Rita Rocha.

Termos de cooperação técnica e contrato firmados

Durante a solenidade de inauguração da ETE Araçatiba foram assinados dois termos de cooperação técnica. O primeiro termo junto à Secretaria de Políticas Inclusivas do município, visando incluir no Núcleo de Orientações Jurídicas (NOJUR), orientações jurídicas e socioambientais à população mais vulnerável nas questões relacionadas ao saneamento básico e aos serviços prestados pela Sanemar.

O segundo termo foi assinado com a DAE Jundiaí S/A – Água e Esgoto, que tem como objetivo a transferência de conhecimentos, experiências e tecnologias no âmbito do saneamento básico, de forma a obter as melhores práticas administrativas, técnicas e de governança corporativa.

Contrato com a UFF para a realização de concurso

A inauguração também foi marcada pela assinatura de um contrato com a Universidade Federal Fluminense (UFF), que ficará responsável pela realização do concurso público da Sanemar, desde a confecção e divulgação do edital até a aplicação das provas, previsto para 2023.

A presidente da Sanemar destacou a importância do concurso para a Companhia. “Esse será o primeiro concurso público realizado especificamente para a Sanemar e um marco para o município, pois dará legitimidade às obras e ações realizadas em Maricá rumo a universalização do esgotamento sanitário”, disse.