Prefeitura discute ações do Plano Diretor de Maricá

quinta-feira, 14 outubro 2021

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Urbanismo, realizou nesta quinta-feira (14/10) a sexta e última reunião do grupo intersetorial sobre o processo de revisão do Plano Diretor do município. Na pauta, foi discutido o ‘Produto 7’, que trata das estratégias do projeto de lei, com foco no macrozoneamento da cidade.

O encontro ocorreu no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, no Centro, sendo parte presencial e parte online com integrantes do Conselho da Cidade de Maricá (Concidade).

No documento, se discute a ocupação das áreas rurais e das que estão aptas a serem urbanizadas, a partir de algumas condicionantes, além de instrumentos de política urbana e planejamento de gestão territorial, entre outros temas.

Para o secretário Celso Cabral, o debate serve para discutir as diretrizes da urbanização da cidade.

“É desta forma que avaliamos para onde a cidade vai se expandir, como vai crescer e o que devemos preservar. É importante a participação de todos”, declarou.

Audiências públicas

As reuniões foram etapas preparatórias para a audiência pública sobre o Plano Diretor, que acontece de forma virtual nos dias 19, 20 e 21 de outubro, sempre a partir das 18h.

Veja como participar

Para divulgar o evento, equipes do Comitê de Defesa dos Bairros (CDB) circulam pelas ruas do centro distribuindo panfletos (com um QR Code para quem quiser participar) e explicando a função e a importância do Plano Diretor. O grupo fica até esta sexta-feira (15) na Praça Conselheiro Macedo Soares, no Centro.

“A cidade está bem organizada, por mim não precisaria mudar. Mas é sempre bom debater”, avaliou José Lúcio Gomes dos Santos, nascido e criado na cidade há 79 anos, que conversou com os agentes ao passar pelo Largo Cônego Batalha, no Centro.

Já a atendente de farmácia Amanda Borges, de 22 anos, admitiu que precisa se informar sobre como o plano funciona. “Honestamente não estou muito por dentro, mas vou me inteirar melhor”, prometeu.