Prefeitura divulga resultado final do 5º prêmio Novos Pesquisadores 2022

quinta-feira, 24 novembro 2022

Prêmio Novos Pesquisadores
Foto: Clarildo Menezes

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Comunicações, divulgou nesta quinta-feira (24/11) o resultado final do 5º Prêmio Novos Pesquisadores 2022, que pode ser acessado pelo link: https://www.marica.rj.gov.br/wp-content/uploads/2022/11/PUBLICACAO-RESULTADO-FINAL-TODAS-CATEGORIAS.pdf. A solenidade de premiação e entrega de certificado acontecerá no dia 07 de dezembro.

Na categoria A (ensino fundamental), o primeiro lugar ficou com a aluna Julya Gomes e a sua orientadora Larissa Souza com o trabalho “Memória e identidade: um resgate da cultura do(s) povo(s) de Maricá”, a pesquisa abordou técnicas e habilidades para acessar, interagir, desenvolver e processar competências nas mais variadas mídias dentro do ambiente escolar municipal. O segundo e terceiro lugar ficaram, respectivamente, com a aluna Maria Clara Corrêa e a orientadora Anna Beatriz Cruz; e o aluno Miguel Francisco com a orientador Fabiano Nogueira.

Já na categoria B, o primeiro lugar ficou com a aluna Ana Karen Silva e o seu orientador Fernando Vieira com o trabalho “Além de sol e mar: incentivos à valorização do patrimônio histórico – cultural de Maricá”. Já o segundo e terceiro lugar da categoria foram para Ana Luiza Sampaio e o orientador Marcelo Souza; e a aluna Clarisse Motta com o orientador André Coelho.

“Enfim, chegamos na última etapa deste projeto. Temos certeza que a banca examinadora cumpriu seu papel e os premiados são os verdadeiros merecedores”, disse o secretário de Ciência, Tecnologia e Comunicações, Marcos Ribeiro.

Ainda serão entregues duas menções honrosas para os alunos da categoria A, Luiz Eduardo Oliveira e a orientadora Camilla Teixeira; e categoria B, para Poliana Paz e o orientador Gabriel da Silva.

Prêmio Novos Pesquisadores

O Prêmio Novos Pesquisadores foi criado para estimular a inclusão dos estudantes da Educação Básica em ações e processos que integram o campo da pesquisa científica, desenvolvendo a criatividade, a curiosidade, o interesse pelo resgate histórico, o questionamento da realidade, o conhecimento de técnicas e instrumentos metodológicos e científicos.

Os três primeiros colocados de cada categoria, além do orientador, receberão um notebook e um certificado como prêmio. Todos os participantes receberão um certificado de participação e poderão ter seus artigos científicos publicados pelas organizações participantes.

Segue link com o resultado final de todas as categorias: PUBLICAÇÃO RESULTADO FINAL TODAS CATEGORIAS