Prefeitura realiza mais uma edição do programa Inclusão na Praça

Iniciativa aconteceu em Ponta Negra e foram oferecidos serviços de psicologia, serviço social, nutrição e assistência do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)

sexta-feira, 20 janeiro 2023

Foto: Marcos Fabrício

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas Inclusivas em parceria com a Secretaria de Assistência Social, realizou na quinta-feira (19/01) mais uma edição do programa Inclusão na Praça em Ponta Negra. A iniciativa, que aconteceu na Praça Nossa Senhora das Graças, realizou 140 abordagens diretas, 16 acolhimentos para atendimento psicológico, cinco orientações e três isenções para documentos jurídicos.

A população pôde contar com as ações voltadas para pessoas com deficiência (PcD), egressos do sistema penitenciário e seus familiares, pessoas em situação de vulnerabilidade social, esclarecimento de dúvidas, serviços de psicologia, serviço social, nutrição e assistência do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Região Oceânica.

De acordo com a coordenadora do Psicovida, Gilcilene Mattos, o objetivo da inclusão na praça é aproximar os munícipes em vulnerabilidade ou risco social dos serviços oferecidos pela Secretaria de Políticas Inclusivas.

“A SPIN Itinerante conta com três equipamentos: Psicovida, Escritório Social e CRPI, que através da busca ativa realizam diagnósticos de vulnerabilidades sociais. Nesses momentos ofertamos acolhimento, escuta psicológica, atendimento jurídico para as pessoas egressas do sistema prisional e suas famílias. Com isso, o objetivo da inclusão na praça é oportunizar para aqueles que, por um motivo ou outro, não conseguem chegar até a secretaria dentro do horário de expediente”, disse.

Morador de Jaconé e atendido pelo SPIN, Arlindo Nascimento, de 51 anos, aprovou a iniciativa. “Foi o meu primeiro contato com o projeto e eu estou bastante otimista! Estou saindo daqui esclarecido, com direcionamento, informações para onde devo ir, como fazer e como devo continuar com o meu processo. A equipe solucionou rápido as minhas dúvidas e foi bastante esclarecedora. Agora é correr atrás para resolver o restante. Obrigada, pessoal”, contou Arlindo.

Sobre a Secretaria de Políticas Inclusivas

A Secretaria de Políticas Inclusivas tem o objetivo de viabilizar a oferta de oportunidades iguais de acesso a bens e serviços a todas as pessoas e proporcionar inclusão social, além de realizar uma série de ações e projetos voltados para pessoas que, de alguma forma, sofrem algum tipo de exclusão, como pessoas com deficiência, negros, indígenas, mulheres, comunidade LGBTQIA+, egressos do sistema prisional e seus familiares, pessoas que necessitam de apoio psicológico e pessoas em vulnerabilidade social.

A pasta possui três equipamentos: Psicovida, Escritório Social, Centro de Referências em Políticas Inclusivas (CRPI); e sete núcleos de trabalhos específicos: os núcleos de Orientação Jurídica, de Acolhimento, de Segurança Alimentar, de Assuntos Urgentes e Divulgação de Trabalhos Externos, de Busca Ativa e Cuidados com a População de Rua, de Articulações com as Minorias e Captação de Vagas de Empregos e Diálogos com o Empresariado.

A sede da Secretaria de Políticas Inclusivas fica na Rua Antônio Vieira Sobrinho, nº 333, Parque Eldorado, Maricá/RJ. Mais informações pelo telefone (21) 96736-8781 ou pelo e-mail escritóriosocial@marica.rj.gov.br

Foto: Marcos Fabrício