Sanemar troca experiências com companhia de água e esgoto na Espanha

Representantes visitaram estação de tratamento que utiliza tecnologia com raios ultravioleta

segunda-feira, 5 junho 2023

leandro Matheus

A Prefeitura de Maricá enviou representantes à companhia Giahsa, empresa pública responsável pelo tratamento de água e esgoto, na região da Andaluzia, na Espanha, para troca de experiências sobre estratégias de saneamento básico. Durante a visita, realizada nos dias 01 e 02/06, a equipe da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar) também pôde conhecer uma fábrica de produção de equipamentos para dessalinização. Há a expectativa da assinatura de um termo de cooperação técnica entre as companhias em breve.

“Tivemos a oportunidade de conhecer tanto a parte de operação e manutenção do sistema de água e de esgoto, quanto a área de funcionamento e controle das elevatórias no centro de operações, dentro da companhia”, explica a diretora técnico operacional, Roberta Cardoso.

Em Punta Humbría, região próxima à cidade de Huelva, a equipe visitou uma área de tratamento de esgoto com capacidade para 15 mil metros cúbicos de água. A unidade fica localizada em uma região de reserva ambiental, por isso precisa se enquadrar em padrões rígidos para poder funcionar, caso muito similar às condições de Maricá, com suas lagoas.

“Essa estação de esgoto possui uma tecnologia mais moderna, apesar de já atuar há mais de dez anos. Além de ser grande, apresenta um tratamento de qualidade. Visitamos essa região por conta dessas condições similares às de Maricá. Alguns municípios à frente do mar e com a particularidade de ser uma estação de tratamento que utiliza uma tecnologia que nunca havíamos observado, com o uso de raios ultravioleta”, explica a presidente da Sanemar, Rita Rocha.

A presidente lembrou ainda que a Sanemar, a Águas do Rio e a Prefeitura de Maricá assinaram um protocolo de intenções para dessalinização, no aniversário da cidade, em 26/05, durante a entrega das obras de ampliação da Estação de Tratamento de Água de Ponta Negra.