Urbanismo recebe consultor do Plano de Mobilidade da região metropolitana

Objetivo foi promover a troca de ideias e informações para elaboração do documento final de Maricá

quinta-feira, 1 junho 2023

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Urbanismo, recebeu nesta quinta-feira (01/06) o consultor do Plano de Mobilidade da Região Metropolitana (PRM 2034 | PlanMob Rio Metrópole), desenvolvido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e pelo Instituto Rio Metrópole. O encontro teve como objetivo promover a troca de ideias e informações referentes ao desenvolvimento do Plano de Mobilidade do município.

A iniciativa visa o engajamento das 22 cidades da Região Metropolitana, tornando-as mais eficientes, acessíveis e conectadas. Para isso, estão previstas futuras reuniões com a empresa licitada a fim de identificar as soluções que devem ser implementadas entre esses municípios e suas demandas sobre o sistema de transporte e mobilidade.

A equipe do Urbanismo teve a oportunidade de compartilhar com a consultoria a experiência adquirida no processo de formulação das estratégias do plano, abrindo oportunidades para fazer um intercâmbio de conhecimentos aos municípios que ainda não iniciaram a sua elaboração.

A terceira audiência pública do Plano Municipal de Mobilidade Urbana aconteceu no dia 26/04. A empresa de consultoria contratada pela Secretaria de Urbanismo apresentou as propostas que foram elaboradas a partir das sugestões dos gestores públicos e da população. Melhorar a fluidez no trânsito, padronizar as calçadas com acessibilidade, ampliar as ciclovias pela cidade, garantir mais segurança para travessia dos pedestres e solucionar a lotação nos ônibus foram as principais questões levantadas no diagnóstico técnico. Na próxima etapa, que será a penúltima, as propostas serão detalhadas com indicações de investimentos e prazos.

Plano de Mobilidade

O Plano de Mobilidade é um instrumento de planejamento e gestão que tem o objetivo de melhorar as condições de deslocamento no município e do acesso amplo aos bens e serviços, priorizando o transporte coletivo e o não motorizado. Ele propõe um conjunto de diretrizes e propostas de ações que conduzam à modernização das infraestruturas e sistemas de transportes, de modo integrado aos instrumentos legais, como o Plano Diretor.