Sociedade de Economia Mista
Companhia de Desenvolvimento de Maricá – CODEMAR

QUEM SOMOS

A Companhia de Desenvolvimento de Maricá – Codemar – é uma sociedade por ações de economia mista, constituída pela Prefeitura da Cidade de Maricá, na forma da Deliberação Legislativa nº 511, de 8 de maio de 1973, sendo regida pela legislação aplicável às Sociedades Anônimas e por Estatuto Social. O papel da Codemar é executar projetos de fomento ao desenvolvimento do município, utilizando como ferramenta a gestão de bens e áreas públicas. Seu foco é o desenvolvimento socioeconômico e sustentável de Maricá e da região Leste Fluminense, em parceria com a Prefeitura Municipal de Maricá e com entidades públicas e privadas para a atração de investimentos e geração de empregos e renda.

O QUE FAZEMOS

  • Buscamos a visibilidade nacional e internacional da cidade por meio de:
    ❖ Programas de internacionalização/intercâmbios;
    ❖ Execução e monitoramento contínuo dos projetos;
    ❖ Facilitação das tomadas de decisão estratégicas do município;
    ❖ Capacitação e formação de mão de obra;
    ❖ Inovação.

NOSSOS PROJETOS

  • Aeroporto Municipal de Maricá
    Remodelado e reinaugurado em 2018, o Aeroporto de Maricá iniciou em março de 2022 as operações de transporte offshore dos trabalhadores da Petrobras e da OMNI, para as plataformas de petróleo da Bacia de Santos. Recebe 12 voos diários e tem capacidade para mil passageiros. As obras em curso para ampliação do pátio de aeronaves e da pista de pouso e decolagem preparam o aeroporto para, em um futuro próximo, receber voos comerciais de até 72 passageiros. Hoje administrado pela Codemar, será concedido à iniciativa privada.
  • Parque Industrial e Terminal de Ponta Negra
    O imenso potencial de Maricá para se transformar em um dos maiores polos da indústria 4.0 do Brasil, com base em atividades sustentáveis, está no centro do acordo de cooperação assinado entre a Prefeitura de Maricá e o Governo do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é implementar o Parque Industrial de Maricá e o Terminal de Ponta Negra (TPN), consolidando arranjos produtivos locais a partir do gás natural, bem como transformando o Estado em um hub para exportação, importação, distribuição de cargas e movimentação de passageiros.
  • Parque Tecnológico
    Uma parceria da Codemar e da Universidade Federal Fluminense (UFF) conta com investimento previsto de R$ 2 milhões para a criação de uma escola de startups que vai oferecer programas de treinamento para empresas em diversos níveis de desenvolvimento, além de uma plataforma digital para as atividades. Também orienta ações, oferece suporte para os primeiros passos de funcionamento, amplia a visão de negócio e prepara também para as adversidades até a implantação efetiva da atividade. Além disso, proporciona experiências para que os alunos possam organizar suas ideias e seus projetos. A escola integra o Parque Tecnológico Municipal, projeto que pretende tornar Maricá um município referência em inovação na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
  • Desenvolvimento Urbano
    A criação de um fundo de investimento imobiliário com o objetivo de definir um modelo de investimento para os terrenos que deverão dar lugar ao futuro da cidade. Ao criar um fundo, será possível driblar instabilidades decorrentes de crise fiscal, do déficit da previdência pública e do volume insatisfatório de receita discricionária, por meio da gestão de imóveis públicos. Assim, como uma forma de planejamento do crescimento urbano eficiente, a Codemar e a Prefeitura de Maricá identificaram a necessidade de realização de investimentos estratégicos na aquisição de áreas situadas nos 1°, 3° e 4° distritos de Maricá.
  • Polo Turístico
    Ao longo da história, Maricá tem sido o local de residência de personalidades do mundo da cultura e de intelectuais. Moraram ali, por exemplo, as cantoras Beth Carvalho e Maysa, o antropólogo Darcy Ribeiro e o jornalista João Saldanha. Estas residências foram adquiridas pela Prefeitura e estão sendo transformadas em museus ou espaços de formação, somando com os demais equipamentos culturais hoje disponíveis, como o cinema público, Cine Henfil. O primeiro projeto neste sentido é o Circuito de Museus, formado pelas casas de Beth Carvalho, Maysa e de Darcy Ribeiro. Esta última – projeto do arquiteto Oscar Niemeyer – encontra-se em obras de recuperação e deve ser inaugurada em 2022.
  • Hotel Maricá
    Para aumentar a capacidade de hospedagem e incrementar principalmente o turismo de negócios, a Prefeitura está investindo R$ 20 milhões na construção de um hotel com 166 leitos, restaurante e centro de convenções, que terá capacidade para 250 pessoas. O novo hotel tem previsão de abertura ao público em 2024.
  • Produção de camarão
    A produção de camarões será iniciada em dez tanques. Eles estão instalados na Fazenda Pública Joaquín Piñero e possuem capacidade para produzir 60 toneladas de camarão ao ano. Até o final do ano, a Biotec terá instalado o Centro de Inovação em Maricultura (Ciamar), em convênio com a Universidade Federal Fluminense (UFF), dotado de 20 tanques para pesquisa, fábrica de ração e frigorífico para camarões.
  • Polo de Moda
    Em parceria com o Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (CETIQT) do Serviço Nacional da Indústria (Senai), Maricá está criando o Polo Incubadora de Moda e Confecção. O objetivo é qualificar a mão de obra local e instalar uma incubadora de empreendedores no segmento de moda e confecção. A ideia é que, com localização privilegiada, Maricá seja referência no ramo, atraindo públicos diversos.
  • Farmacopéia
    A área de farmacopeia e saúde consiste em um arranjo produtivo de plantas medicinais sob orientação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), com dois laboratórios destinados ao desenvolvimento de fitoterápicos (humanos e veterinários), óleos essenciais e cosméticos naturais. Inicialmente, foram selecionadas 20 plantas e a previsão é de que alguns dos medicamente naturais ali desenvolvidos sejam fornecidos ao Sistema Único de Saúde (SUS).
  • Inova Agroecologia
    O projeto consiste, principalmente, na implantação do horto da biodiversidade com estufas de olerícolas, viveiro de mudas diversas para comercialização, pesquisas para adaptação de variedades de produtos tradicionais ao clima local (pitaya e cana de açúcar, por exemplo) e produção de composto orgânico, bem como cursos de formação de mão de obra. Para isso, a Prefeitura cede as diversas áreas agrícolas. O Inova investe ainda em programas já consolidados e em pleno funcionamento, como as hortas comunitárias e praças agroecológicas, o Restaurante Popular Mauro Alemão, a Fazenda Pública Joaquín Piñero e a Feira de Agricultura Familiar.
  • Biotec
    A agroalimentação, a biotecnologia e a saúde são arranjos produtivos locais que estão no centro da atuação da Biotec, empresa subsidiária da Codemar em fase de instalação.Os empreendimentos da Biotec são desenvolvidos em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal Fluminense e outras entidades e empresas.
  • Fundo Verde/Moeda Verde
    A partir da criação de um regime especial de tributação de 2% para iniciativas de proteção ambiental, Maricá está estimulando empresas que atuam no segmento das chamadas moedas verdes – criptomoedas ou recursos financeiros sustentáveis, que diminuem a pegada de carbono global – a se instalarem na cidade. A prioridade será dada a plataformas digitais de operação de ativos ambientais, fintechs, startups prestadoras desses serviços e de atividades de administração e gestão de fundos ambientais.
  • Lagoa Viva
    Parceria entre a Codemar e a Universidade Federal Fluminense (UFF), Maricá inaugurou em agosto de 2021 a sua primeira Biofábrica para produção de bionsumos (microorganismos vivos) que, desde então, estão sendo utilizados na revitalização das águas. O município é pioneiro na utilização da técnica de saneamento alternativo natural, sem química, que foi desenvolvido a partir de know-how japonês e biotecnologia, sem quaisquer efeitos danosos ao ecossistema, nem às pessoas. E os resultados do processo de revitalização das águas já podem ser vistos por toda parte nas orlas das lagoas da cidade. Já em maio de 2022 foi inaugurado o Laboratório de Pesquisa e Inteligência Ambiental, um complexo de seis laboratórios de análises que usam micro-organismos para o tratamento de efluentes (resíduos industriais e humanos acumulados nas águas, ou seja, esgoto), o que tornou Maricá autônoma nas análises qualitativas e quantitativas de organismos vivos, de partículas de microplástico, de matéria orgânica em decomposição, de nutrientes, entre outros, a partir das amostras de água e dos sedimentos coletadas periodicamente nos corpos hídricos (lagoas, rios e canais) da cidade. Os pesquisadores da UFF monitoram diariamente as condições de rios, lagoas e canais da cidade e na lagoa de Araçatiba, por exemplo, são 35 pontos de coleta de amostras, sendo que o primeiro lançamento de bioinsumos sólidos e líquidos, no canal da cidade, no Centro, ocorreu em novembro de 2021. As primeiras análises mostram uma elevação da biodiversidade nos corpos hídricos e uma redução de cerca de 70% na mortandade dos peixes. Também fazem parte do projeto a despoluição de poços artesianos e a formação de técnicos para o setor.
  • Cidade Sustentável
    A sustentabilidade perpassa transversalmente todos os projetos de desenvolvimento já operando ou em fase de elaboração na Prefeitura e na Codemar. Alguns deles, porém, focam especificamente na conservação e proteção ambiental, outros na correção de problemas de poluição hoje verificados ou na melhoria ambiental em geral, com a substituição de combustíveis fósseis por energia limpa. Na primeira categoria destaca-se a formação de um Fundo Verde a partir da instituição de regime especial de tributação e de moedas verdes. Na segunda, encontram-se projetos desenvolvidos no campo da biotecnologia, como o projeto Lagoa Viva, que já produz bioinsumos para despoluição das águas das lagoas da cidade. Por último, temos os ônibus híbridos, que permitirão a substituição dos Vermelhinhos movidos a diesel enquanto abre uma linha de desenvolvimento industrial para o município; o Vermelhinho das Águas; e a produção de energias renováveis, com foco inicial nas plataformas solares.
  • Teleporto
    O Teleporto de Maricá será o maior da América Latina e transformará a cidade em um importante centro de telecomunicações. O Teleporto de Maricá terá constelação com cerca de 700 satélites, que será lançada em órbita pela OneWeb, empresa de comunicações via satélite, infraestrutura e serviços. O projeto possibilitará maior qualidade de transmissão, acesso à internet de alta velocidade e baixa latência (sobretudo para o setor de óleo e gás), comunicações de alta segurança para instituições governamentais, defesa, indústrias de aviação e navegação, além de empresas de telefonia móvel que trazem 3G, 4G e 5G para todas as partes do Brasil. Fruto de parceria da Codemar e do grupo industrial italiano Leonardo, o grupo Telespazio Brasil estima que o teleporto entre em funcionamento antes do final de 2022.
  • Maricá Telecom
    A operadora de telefonia móvel virtual (MVNO – mobile virtual network operator) e de alta qualidade, com cobertura nacional, foi criada a partir de uma joint venture entre a Codemar e a Offshore Linksat LTDA (OLS). A Maricá Telecom possui know-how para a instalação de antenas que permitem o acesso à internet em áreas sem cobertura (áreas rurais e remotas), seja por ERB ou via satélite. A operadora terá internet ilimitada e a rede mais rápida, ficando entre o 4G e o 5G. A previsão é que 33 mil chips da operadora sejam distribuídos para os alunos e professores da rede municipal de ensino. Posteriormente, as empresas com clientes CNPJ também poderão adquirir o chip. Entre os serviços, estão: Data Center próprio para serviço de Collocation; desenvolvimento e gerenciamento de sistemas; implantação e gerenciamento de estrutura de rede e servidores; implantação e gerenciamento de infraestrutura de sistema de telecomunicações; serviço de telefonia móvel, customizável, em todo território nacional, seja por ERB e/ou satélite; serviço de telefonia fixa customizável, em todo território nacional.

Estamos nas Redes Sociais

rx male enhancement pills viagra cures weak erection what is my actual problem cure of premature ejaculation in usa lebido help ed pills full body cbd gummies penis enlargment how to get a big dick pills to enhance sexuality for males pilot gas station male enhancement pill reviews virmax natural male enhancement tablets male enhancement before after can simvastatin help erectile dysfunction are electrolyte supplements good for erectile dysfunction can massage cure erectile dysfunction adam ruins supplements viagra sex performance pills in usa best otc nitrious pills for ed green coffee bean diet pills reviews vitamin shoppe appetite suppressant consumer reports keto acv gummies taking keto pills at night is weight loss pills good for health does hcg suppress your appetite does ozempic help lose weight does dark chocolate suppress appetite keto gummy worm recipe best apple cider vinegar gummies benefits how many thc gummies per pound where to by thc gummies near me 10 mg thc gummie serene house cbd roll on sleep how often can you take cbd gummies in a day performance cbd gummies para que sirve cbd gummies milligrams are cbd gummies ok to take while pregnant far and away cbd gummies rethink hemp gummy drops cbd gummies in spanish vitamax hemp gummies high potency cbd dosage chart for pain chow cbd gummies
Traduzir