"Dez Minutos contra a Dengue” é sucesso em Inoã

segunda-feira, 12 dezembro 2011

Dez agentes de endemias e cinco agentes de saúde realizaram no último sábado (10/12), em Inoã, sede do 3º Distrito de Maricá, mais uma etapa do projeto municipal “Dez Minutos contra a Dengue”.

(Veja também: Maricá registra índice satisfatório em ‘Mapa da Dengue’ do Ministério da Saúde)

A ação de sábado atendeu cerca de 100 domicílios nas localidades de Beira Rio I e II e Sem Terra e foram um reforço aos trabalhos de rotina que a secretaria de Saúde de Maricá vêm desenvolvendo em diversas regiões do bairro. Foram distribuídos folhetos educativos, orientando a população quanto à necessidade da eliminação de depósitos e vasilhames ao ar livre, para evitar focos do mosquito. Os agentes também instalaram ‘protetores’ em caixas d’água encontradas sem tampa, para evitar a proliferação de larvas do mosquito.

No próximo sábado é a vez da localidade do Recanto, em Itaipuaçu, sediar o mutirão da Prefeitura contra a Dengue . As ações continuam em janeiro de 2012, em Santa Paula (dia 07), Jardim Atlântico (dia 14) e Santa Rita (dia 21). 

Bastam dez minutos de atenção por semanapara evitar a Dengue

Basta dedicar dez minutos por semana para que cada morador contribua com o combate à Dengue. Esse é o mote da Campanha do Governo do Estado que a Prefeitura de Maricá vem implementando com sucesso 

O objetivo dos mutirões (que vêm sendo realizados desde outubro com o apoio de diversas secretarias) é conseguir quebrar o ciclo evolutivo do mosquito, cujos ovos podem resistir 120 dias. Do desenvolvimento da larva ao mosquito adulto, são necessários apenas sete dias (o que explica a facilidade de proliferação do transmissor da doença). Quando infectado com o vírus, o mosquito pode transmitir a doença aos seres humanos num raio de 150 metros, que se multiplicam daí por diante, quando um mosquito pica um humano já infectado pela doença transmitida por outro mosquito.

Os sintomas da Dengue são dor de cabeça, dor intraocular (no fundo do olho), dor no corpo, vômito, ânsia e febre. Se confirmados três destes sintomas, a pessoa deve procurar o posto de saúde mais próximo.

Para denúncias de possíveis focos do mosquito, ou esclarecimento de dúvidas, os interessados devem ligar para 2637-0091.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos nas Redes Sociais

Traduzir