‘Casa da Mulher’ de Maricá funcionará 24 horas nos finais de semana e feriados

Medida foi anunciada durante debate sobre prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher no município

quarta-feira, 30 abril 2025

A Prefeitura de Maricá, em parceria com a Secretaria de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres e a Secretaria de Segurança Cidadã, anunciou que a Casa da Mulher passará a funcionar 24 horas durante fins de semana e feriados, além de oferecer atendimento fora do horário comercial.

A medida – que fortalece as ações de prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher – foi divulgada durante uma roda de conversa promovida na tarde desta terça-feira (29/04), reunindo representantes da Patrulha Maria da Penha, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Niterói, da Guarda Municipal e da Polícia Militar. O encontro teve como objetivo fortalecer o diálogo entre os órgãos de segurança e discutir estratégias conjuntas sobre o tema.

Realizada na Casa da Mulher, no Centro, a atividade contou também com a presença do delegado Cláudio Oliveira, da 82ª DP (Maricá), e abordou práticas de acolhimento às vítimas, os papéis de cada instituição no atendimento às ocorrências e a importância da atuação integrada para garantir mais segurança às mulheres de Maricá. O momento reforçou o compromisso da gestão municipal com políticas públicas voltadas à proteção, prevenção e ao empoderamento feminino.

A secretária de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres, Ingrid Caldas, destacou a relevância do encontro. “Promover esse tipo de diálogo é essencial para alinhar ações, fortalecer a rede de apoio às mulheres e valorizar o trabalho das profissionais de segurança que atuam diretamente nesse contexto”, afirmou.

O secretário de Segurança Cidadã, Julio Veras, também ressaltou a importância da parceria entre os órgãos. “A integração entre as forças de segurança e as políticas públicas é fundamental para oferecer respostas mais eficazes e humanas às demandas das mulheres. Estamos comprometidos em atuar de forma conjunta e preventiva. Que as rodas de conversa e os diálogos cheguem também às unidades escolares, como forma de alerta e conscientização”, disse.

A ação integra uma série de iniciativas desenvolvidas pela Prefeitura de Maricá voltadas à promoção da equidade de gênero e à prevenção da violência contra a mulher no município.

Estamos nas Redes Sociais

Traduzir