Cultura realiza edição mensal do sarau do Maricá das Artes no CEU Mumbuca

Iniciativa incluiu leituras, dança, apresentações teatrais e microfone aberto aos presentes

quarta-feira, 30 abril 2025

Foto: Clarildo Menezes

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura e das Utopias, promoveu nesta quarta-feira (30/04) a edição mensal do sarau do programa Maricá das Artes. Com o tema “Vozes de Papel: Quando a Palavra Grita”, a iniciativa aconteceu no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca, com leituras, dança, apresentações teatrais e microfone aberto aos presentes. A edição ainda celebrou os dias nacionais da Biblioteca (09/04) e do Livro (23/04).

O auditório do CEU foi decorado com folhas de livros no acesso ao palco, onde aconteceram leituras de poesias, apresentações de musicas autorais e espetáculo teatral dos alunos do Maricá das Artes.

Phelippe Vieira, subsecretário de Cultura e das Utopias, agradeceu a presença dos alunos e dos moradores que lotaram o auditório do CEU para prestigiar o sarau. “É gratificante ver esse espaço cheio e com tantas pessoas contemplando a arte. O Maricá das Artes é um dos grandes programas na área cultural”, destacou o subsecretário.

Após a abertura, a bibliotecária Maria Luisa Carvalho, que também é mestranda em Informação e Comunicação em Saúde pela FioCruz, fez uma breve palestra sobre o acesso aberto, que defende a disponibilidade ampla e irrestrita à informação de qualidade a todas as classes, no combate às falsas notícias.

“Biblioteca não é só livro, é também espaço público de conhecimento. É importante pensar por quê uns cidadãos têm acesso a mais informação e outros têm tão menos”, explicou a acadêmica.

A coordenadora do Maricá das Artes, Mônica Bastos, ressaltou que o evento é uma celebração aos livros e que o objetivo do sarau é fortalecer a leitura na cidade. “O acesso aberto ao conhecimento é fundamental para a liberdade e a igualdade. Cada livro, cada artigo, cada pesquisa que se torna acessível a todos é uma vitória contra a exclusão e, assim, podemos transformar realidades”, afirmou Mônica.

Estamos nas Redes Sociais

Traduzir