Atividades do Mês da Luta Antimanicomial começam nesta terça-feira (13/05) em Itaipuaçu

Mobilização tem o intuito de levar conscientização sobre o cuidado psicossocial em liberdade, através de ações culturais e informativas

segunda-feira, 12 maio 2025

Foto: Marcos Fabrício

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, inicia nesta terça-feira (13/05), das 9h às 11h30, a mobilização pelo Mês da Luta Antimanicomial na cidade, desenvolvendo uma série de ações na Lona Cultural Beth Carvalho, em Itaipuaçu. Com o objetivo de levar conscientização e informações sobre o cuidado psicossocial em liberdade, serão oferecidas atividades como oficinas de pintura livre, dinâmicas corporais, música e poesia, integrando usuários dos serviços, profissionais da área e a população em geral.

Na quarta-feira (14), a Arena Flamengo será sede de uma intervenção cultural das 9h às 11h30, gerando reflexões e olhares plurais sobre saúde mental através de expressões artísticas variadas. Na quinta-feira (15), das 8h30 ao meio-dia, será promovido o Fórum de Atenção Psicossocial no Cine Henfil, voltado a profissionais, acadêmicos da área e ao público em geral, abordando a temática “Rede de Urgência e Emergência na Atenção Psicossocial: Integração e Resposta na Atenção à Crise em Saúde Mental”.

O mês da Luta Antimanicomial em Maricá será encerrado no dia 30/05, das 8h ao meio-dia, com uma série de dinâmicas na Praça Orlando de Barros Pimentel, na região central da cidade, incluindo ações culturais, atividades em parceria com a Secretaria de Esportes e exames no Caminhão da Saúde, que terão como foco os usuários dos serviços de saúde mental do município.
O secretário de Saúde, Marcelo Velho, convidou a população a participar da mobilização, apoiando um cuidado psicossocial humanizado.

“A Luta Antimanicomial é um evento fundamental para amplificarmos as ações e o cuidado psicossocial em liberdade. Para mobilizar vários setores, vamos unir atividades culturais, esportivas e lúdicas, fortalecendo o acolhimento em toda a rede. Participe e junte-se a nós nessa corrente de saúde mental”, afirmou.

A superintendente de Atenção Psicossocial, Daiana Albino, garantiu que a gestão está empenhada em qualificar os serviços.

“Estamos em um mês simbólico para a luta antimanicomial, uma mobilização social e política para tornar o cuidado em saúde mental ainda mais humanizado. O cuidado em liberdade é um compromisso que assumimos e estamos fortalecendo os serviços nesse sentido”, reforçou.

Estamos nas Redes Sociais

Traduzir