
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Defesa do Consumidor, promoveu nesta terça-feira (13/05) a formatura de mais uma turma do projeto ‘Procon Mirim. O público-alvo são alunos do 3° e 4° ano das escolas da rede municipal de ensino.
A solenidade foi realizada na Escola Municipal Carlos Magno Legentil de Mattos, no Centro, onde 240 estudantes dos turnos da manhã e tarde receberam seus diplomas de ‘Consumidor do Futuro’, depois de aprenderem sobre tópicos como educação financeira e cuidados na compra de produtos. Também foram abordados temas, como: Direitos do consumidor, fiscalização, consumo excessivo, descarte irregular de lixo e reciclagem de produtos.
A diretora da instituição de ensino, Caroline Souza, destacou o processo de ensino das crianças e a atenção delas nas aulas. “Eles gostaram muito das atividades, pois algumas situações acontecem no ambiente familiar deles. É fundamental que eles olhem os produtos que estão comendo, se está na validade e principalmente não joguem lixo no chão”, disse.
Coordenadora pedagógica da Casa do Consumidor e responsável pelo projeto, Bárbara Vilas-Boas comentou sobre a importância do ensino destes tópicos para as crianças, desde o ensino fundamental.
“O projeto visa conscientizar e mudar certos hábitos do público infantil. Mostrar para eles como funciona a educação financeira, o consumo consciente de alimentos e os direitos do consumidor é fundamental para que entendam e utilizem fora do ambiente escolar”, pontuou a coordenadora.
A aluna Helena, de 9 anos, afirmou que aprendeu a evitar o consumo excessivo dos alimentos e olhar a validade deles. “Não podemos comprar e comer tudo o que queremos. E também temos que olhar a validade de tudo que compramos no mercado, para não levar algo estragado pra casa”, disse a estudante do 4° ano.
Já para João Lucas, também de 9 anos, o projeto ajudou a ter atenção na reciclagem de produtos e o descarte correto. “Podemos usar as embalagens de papelão para guardar produtos no armário de casa. Se não precisar, tem que descartar a embalagem corretamente, sem poluir o meio ambiente”, destacou o aluno do 4° ano.