
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, entregou nesta terça-feira (13/05) o setor de oftalmologia do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí, que atenderá cerca de 750 pessoas por mês, com marcações realizadas pela Central de Regulação. O novo serviço tem o objetivo de atender às demandas de catarata, pterígio e calázio, incluindo consulta ambulatorial pré e pós-cirúrgica, procedimentos e exames.
Durante a inauguração do espaço, também foi anunciada a criação de um Hospital Municipal do Olho, que funcionará no complexo hospitalar que abrigará a futura Cidade da Saúde Dr. Ernesto Che Guevara, que abrangerá o atual hospital e outros diversos serviços voltados ao bem-estar da população.
“É um imenso prazer estar no Hospital Dr. Ernesto Che Guevara, que em breve será a Cidade da Saúde, para inaugurar o serviço de oftalmologia. É um serviço que vai atender 750 pessoas por mês, zerando a fila de espera e abrindo caminho para o futuro Hospital do Olho. Já agora, com equipamentos modernos e atendimento de ponta, vamos atender a população”, afirmou o prefeito Washington Quaquá.
O prefeito também ressaltou a relação do novo serviço com os estudantes de medicina e as cirurgias em pessoas que precisam operar o segundo olho.
“Também vamos trazer para o hospital o curso de medicina para fazer a especialização de oftalmologia no local. Lembrando que as pessoas que já realizaram a cirurgia do primeiro olho irão fazer a operação do segundo no Hospital Dr. Ernesto Che Guevara”, completou.
O secretário de Saúde, Marcelo Velho, garantiu que a entrega do serviço de oftalmologia representa mais avanços para a unidade hospitalar.
“Esse hospital busca cada vez melhorar e crescer na assistência, no ensino e na pesquisa, sendo uma referência regional e nacional. O serviço de oftalmologia é mais um passo nessa direção e vamos fazer muito mais, fazendo com que a saúde de Maricá tenha uma excelência cada vez maior”, pontuou.
Novo serviço marca os 5 anos do hospital
O serviço oftalmológico marca o aniversário do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, que completou 5 anos no mês de maio e contribuiu para salvar milhares de vidas durante a pandemia da Covid-19. Progressivamente, a unidade mudou de perfil, acolhendo às novas demandas do aumento populacional da cidade, tornando-se referência em cirurgias de diversas especialidades, no atendimento ao trauma referenciado, além de contar com serviço de prevenção e tratamento do câncer de pele, um centro de imagem de ponta, realizar cirurgias bariátricas e possuir um setor pediátrico com leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
A diretora-geral do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, Ana Paula Silva, reforçou o simbolismo dos cinco anos da unidade hospitalar e as melhorias implementadas.
“Agradecemos a todos por essa construção que representa o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara e seus cinco anos. Foram momentos de muita luta na pandemia da Covid-19 e, cada avanço e conquista, traz imensa felicidade para todos nós. Seguimos empenhados para avançar ainda mais em serviços e assistência no local”, garantiu.
É importante destacar que o hospital não é uma unidade que atende pacientes por livre procura (demanda espontânea). A unidade recebe apenas pacientes agendados pela Central de Regulação, que chegam em ambulâncias e helicópteros ou encaminhados por outros serviços de saúde. As referências para atendimentos de urgência e emergência por livre procura no município são: Hospital Conde Modesto Leal (Centro), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Inoã e UPA Municipal (UPAM) Santa Rita (Itaipuaçu).